Entenda o que são as misteriosas ‘aranhas’ na superfície de Marte

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A cada dia que passa a humanidade conhece mais sobre Marte. A presença de sondas da Nasa no Planeta Vermelho gera sempre uma quantidade gigante de imagens que nos fazem conhecer mais nosso “vizinho”. E que nos deixam cada vez mais curiosos.

E não só nós, cientistas também. Como no caso do registro das estranhas “aranhas marcianas”. E desta vez não estamos falando de teorias da conspiração, mas sim de um fenômeno que os especialistas das agências espaciais registraram e debatem.

O fenômeno acontece a cada primavera marciana, mais especificamente. Ou seja, a cada um ano, 321 dias e sete horas terrestres, esse evento considerado extraordinário ocorre em Marte. Nesse momento, a superfície fica coberta por “aranhas”.

Depois de alguns estudos em torno do fenômeno, os cientistas chegaram à conclusão de que trata-se de mudança de estado e nada mais. Explicamos: nesta época do ano, em Marte, a capa de gelo de dióxido de carbono do planeta sofre uma grande erosão. E aí as marcas surgem.

Mas elas só surgem porque o gelo de dióxido de carbono se transforma diretamente em vapor. Ou seja, ele passo do estado sólido direto para o gasoso, sem passar pelo líquido. Essa transformação acaba gerando fendas no solo, que assumem formatos parecidos com os das conhecidas aranhas aqui da Terra. Por isso a nomenclatura dada ao fenômeno.

Fonte: Yahoo!

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes