Apagão deixa milhões de pessoas sem luz na América Central

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Um blecaute causado por falha em uma subestação elétrica de Honduras deixou milhões de pessoas sem luz na América Central nesta segunda-feira (16). Ainda nesta noite, funcionários trabalhavam pelo restabelecimento total da energia elétrica após o apagão que afetou os seguintes países: Honduras, Nicarágua, El Salvador e Guatemala.

Homem cuida de loja em Tegucigalpa, Honduras, durante apagão que atingiu a América Central nesta segunda-feira (16) — Foto: Jorge Cabrera/Reuters
Homem cuida de loja em Tegucigalpa, Honduras, durante apagão que atingiu a América Central nesta segunda-feira (16) (Fotos: Reprodução)

A situação mais grave foi justamente em Honduras, cujo território ficou inteiramente sem luz. Estima-se que o apagão tenha afetado cerca de 9 milhões de pessoas no país.

O gerente-geral da companhia hondurenha de energia, Leonardo Deras, afirmou que houve uma falha na interconexão elétrica dos países da América Central. Por volta das 18h (de Brasília), mais de 85% do serviço elétrico havia voltado a funcionar, mas funcionários ainda tentavam retomar o fornecimento total horas depois.

Açougue de Tegucigalpa, Honduras, sem luz durante apagão desta segunda-feira (16) — Foto: Jorge Cabrera/Reuters
Açougue de Tegucigalpa, Honduras, sem luz durante apagão desta segunda-feira (16) (Foto: Reprodução)

Na capital hondurenha, Tegucigalpa, mais de 600 semáforos pararam de funcionar, o que causou enormes transtornos ao trânsito local. Além disso, imagens da agência Reuters mostram que açougues ficaram sem luz para refrigerar a carne. Os estragos causados pelo apagão ainda não foram contabilizados.

Açougue de Tegucigalpa, Honduras, sem luz durante apagão desta segunda-feira (16) — Foto: Jorge Cabrera/Reuters
Açougue de Tegucigalpa, Honduras, sem luz durante apagão desta segunda-feira (16) (Foto: Reprodução)

Transtornos na Nicarágua

O incidente também causou transtornos para a maior parte da população da Nicarágua, uma vez que o blecaute atingiu a capital Manágua. Há relatos de que o incidente prejudicou o acesso à internet e até interrompeu a distribuição de água em locais onde o fornecimento é feito por bombas elétricas.

De acordo com a agência Associated Press, as quatro nações afetadas pelo blecaute desta segunda-feira estão na mesma rede de Costa Rica e Panamá – não atingidas pelo apagão.

Fonte: Yahoo!

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes