Anúncios
Uma multidão lotou as praias de Santos, no litoral de São Paulo, aproveitando o dia ensolarado neste domingo (30). Imagens obtidas pelo G1 mostram aglomeração em toda a faixa de areia. A flexibilização de praias da região e a previsão de sol atraiu milhares de turistas para o litoral, que lotaram rodovias que dão acesso à Baixada Santista por dois dias seguidos em meio à pandemia do novo coronavírus.
A região tem previsão de sol e temperaturas que chegaram aos 31°C, atraindo moradores e turistas para as praias das cidades. Nos registros é possível observar aglomeração em toda a orla e diversos moradores sem utilizar máscaras.
Anúncios
A população foi vista sem o uso da proteção obrigatória e sem respeitar as medidas de distanciamento social, conforme recomendação dos órgãos de saúde no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A maior flexibilização das praias têm motivado a ida de turistas às cidades da Baixada. Segundo a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, mais de 190 mil veículos já passaram pelo sistema em direção aos municípios da Baixada Santista.
Anúncios
Em todas as cidades da Baixada Santista a praia está liberada para prática de esportes individuais, assim como banho de mar e esportes na água. A única cidade que permite o uso de cadeiras e guarda-sóis é Peruíbe.
Em nota, a Prefeitura de Santos informa que a Guarda Municipal registrou neste domingo um movimento acima do normal na orla da praia. Os turistas que vieram para Santos devido ao tempo bom, que desconheciam as normas sanitárias da cidade, contaram com a orientação e apoio da GCM.
Segundo a guarda, não houve registro de problemas nas abordagens. A corporação informou que ao todo foram cerca de 922 orientações do mau uso da faixa de areia, 742 sobre o uso da máscara e cinco multas.
São Vicente
A aglomeração também foi registrada em São Vicente, na praia dos Milionários e no Itararé. Centenas de banhistas se aglomeraram e desrespeitaram as regras determinadas pelo município. É possível observar grupos com dezenas de pessoas reunidas em toda a orla.
Nas fotos há grupos sentados na faixa de areia, e em sua maioria não respeitam o uso de máscara, item obrigatório. Em nota, a prefeitura de São Vicente por meio da Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), informa que, na última terça-feira (25), em reunião com representantes da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM), foi definida a continuidade das ações tomadas pela Força-Tarefa no Município.
A fiscalização segue com agentes orientando a população sobre a proibição de uso de guarda-sol, bicicleta e cadeira na faixa de areia. O decreto da cidade permite que os ambulantes trabalhem na faixa de areia e no calçadão da praia. Entretanto, existe a orientação para que os ambulantes de carrinho não abram guarda-sol e cadeiras na faixa de areia, como medida para evitar aglomerações.
Praia Grande e Mongaguá
A cidade de Praia Grande também registrou aglomeração na praia neste domingo. Centenas de banhistas lotaram a faixa de areia de praias do município, que permite a prática de esportes individuais, além de beach tennis e pescaria artesanal. Apesar disso, ainda é necessário o uso de máscara e distanciamento mínimo de quatro metros, o que não é respeitado por parte dos banhistas.
Além da aglomeração, foram vistos dezenas de banhistas com guarda-sol na faixa de areia, o que ainda é proibido na cidade. Imagens obtidas pela reportagem mostram diversos grupos reunidos e alguns banhistas sem utilizar a máscara.
Em nota, a Prefeitura de Praia Grande reitera que não estão permitidas a utilização de cadeiras de praia, guarda-sol e consumo de alimentos e bebidas, que prolongue a parada na faixa de areia. Eles informam que essa ação tem como objetivo preservar a saúde das pessoas durante a pandemia.
A administração municipal ainda afirmou que não há aplicação de multa e sim orientação à população. A prefeitura lamenta que a fiscalização e as orientações não estejam sendo respeitadas e estuda novas formas de intensificar a fiscalização, mas ainda alerta a população de que o vírus continua circulando e fazendo vítimas.
A cidade de Mongaguá também registrou aglomeração próximo à plataforma de pesca. O calçadão ficou lotado e diversos banhistas foram flagrados sem utilizar as máscaras, item também obrigatório no município. A reportagem procurou a prefeitura, e até a última atualização desta reportagem não obteve retorno.
Covid-19
De acordo com os boletins divulgados pelas prefeituras neste sábado (29) a Baixada Santista totaliza 48.911 casos confirmados de Covid-19, doença causada pleo novo coronavírus e 1.769 mortes. Ao todo, são 2.452 casos suspeitos, 70 mortes sob investigação e 37.429 pacientes que se recuperaram.
Fonte: G1