28 março, 2024

Últimas:

Mulher é resgatada após ficar quatro noites perdida e sem comida em floresta no interior de SP

Anúncios

A mulher de 56 anos que havia desaparecido em uma floresta de Eldorado, no interior de São Paulo, foi resgatada com vida neste sábado (4), após passar quatro noites perdida na área de mata. Segundo apurado, ela foi localizada por três mateiros, e estava a mais de duas horas de distância do local em que sumiu.

Ivanilde Pupo Vieira havia desaparecido após avisar aos familiares que iria beber água em uma nascente. Autoridades, voluntários e moradores atuaram nas buscas por ela na floresta, que fica dentro de um sítio, em uma área remota e de difícil acesso. Além disso, ela tem deficiência mental, e, por isso, fala de forma limitada.

Anúncios

Segundo informado, Ivanilde foi encontrada de pé, por volta das 10h deste sábado. De acordo com Gabriel Hallil, que coordenou os voluntários nas buscas pela Seção Espeleorresgate (SER), quando encontrada, ela usava bota em apenas um dos pés e havia espinho e carrapato no outro pé, além de espinhos nos dois joelhos.

“As primeiras palavras que ela disse foi perguntando da avó dela, mostrando que estava preocupada”, relata ele. A administração municipal informou que durante as buscas, as áreas foram divididas e plotadas em GPS, e havia o controle de quem entrava e saia da mata. A prefeitura informou que ela foi localizada no lado oposto ao local inicial das buscas, o que representa que ela andou muito.

Anúncios

De acordo com o município, do ponto inicial, onde foi montado um posto de comando, até o local em que foi localizada, daria em condições normais, de 3 a 4 horas de trilha em mata fechada. A mulher foi encontrada tranquila, porém, de acordo com a prefeitura, manifestava vontade de voltar para casa.

Segundo a administração municipal, a mulher deu entrada por volta das 13h30 no pronto atendimento local, mas seu estado clínico está estável. Ela foi submetida a uma hidratação (soro), ficará em observação por algumas horas, mas não apresentou até o momento necessidade de transferência para hospital de referência.

Foram realizadas buscas por mulher desaparecida em floresta de Eldorado, SP — Foto: Reprodução
Foram realizadas buscas por mulher desaparecida em floresta de Eldorado, SP (Foto: Reprodução)

Desaparecimento

Ivanilde havia sido vista pela última vez na terça-feira (30), durante a tarde. Segundo Gabriel Hallil, a mulher avisou a avó que iria beber água em uma nascente, enquanto ambas estavam juntas na roça. A nascente em questão estava a cerca de dez metros de distância, no sítio que fica no final do bairro da Usina.

No entanto, a idosa percebeu que Ivanilde estava demorando para voltar e decidiu sair para procurá-la. A mulher não estava na nascente e, também, não foi encontrada em um córrego próximo, outro ponto onde poderia ter ido buscar água para beber. Ela não havia sido mais vista desde então.

Visão aérea de Eldorado (SP) — Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Visão aérea de Eldorado (SP) (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

A área onde Ivanilde desapareceu fica na entrada da floresta que cerca o sítio, com dezenas de trilhas antigas, muitas inacabadas ou abandonadas. “Um grande maciço florestal”, classificou Hallil. O Corpo de Bombeiros foi acionado para procurar pela mulher e foi feito um registro do desaparecimento Delegacia de Eldorado.

Além disso, equipes da Polícia Ambiental de Jacupiranga, policiais militares do 14° Batalhão de Registro, equipes do Comando de Operações Especiais de São Paulo, os canis do Corpo de Bombeiros e da PM, Defesa Civil, monitores ambientais e voluntários – entre eles os mateiros – participaram das buscas.

Fonte: G1 – Foto: Arquivo Pessoal

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias