Anúncios
Uma mulher abandonou dois cães amarrados no portão de um canil em Mairinque (SP). O caso ocorreu na segunda (15), mas foi divulgado nesta quarta-feira (17) após a presidente da Associação Protetora dos Animais de Mairinque (Apam) ter acesso às imagens da câmera de segurança do local.
Nas imagens, é possível ver que a mulher estaciona o carro e deixa um dos animais em frente ao local. Ela retorna para o veículo e desce com outro cão, que estava com uma corda no pescoço e é amarrado no portão.
Anúncios
Ela vai mais uma vez até o carro e retorna com potes de comida e ração para os animais. Conforme apurado pela reportage, ela chegou a conversar com uma funcionária da ONG, que informou que os animais não poderiam ficar no local, pois a associação enfrenta uma superlotação.
A mulher teria explicado que estava de mudança e que não poderia levar os animais e foi embora, deixando os cães no local. A presidente da ONG registrou um boletim de ocorrência. Após o abandono, os animais foram recolhidos pela Apam.
Anúncios
A Associação informou que acolhe, atualmente, 200 animais, 80 a mais que a capacidade do lugar. Segundo apurado pela reportagem, a mulher informou à funcionária da ONG que procurou a prefeitura antes de levar os animais até o local, e que recebeu como resposta que Mairinque não tem canil municipal.
Em nota, a prefeitura informou que não orientou a mulher a deixar os animais na porta da ONG e que tem um planejamento para a construção de um canil. Enquanto isso, mantém um termo de colaboração com a Apam.
A prefeitura ainda orienta a população sobre a conscientização ao adotar um animal. “A pessoa deve considerar todas as demandas que este animal trará, seja demanda de tempo, ou de recursos financeiros com saúde, alimentação, etc. E que o abandono de um animal nunca deve ser uma opção, até porque se enquadra em crime de abandono.”
Uma lei municipal prevê multa em casos de abandono e maus-tratos a animais. A prefeitura não informou qual é o valor aplicado à quem comete o crime.
Fonte: G1