Anúncios
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) pediu, na segunda-feira (15), diligências para a Polícia Ambiental e explicações da Prefeitura de Sorocaba (SP) sobre um possível caso de maus-tratos contra o urso que vive no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.
O MP leva em consideração no procedimento vídeos publicados em redes sociais em agosto deste ano, além de postagem que relata a situação na sexta-feira (12).
Anúncios
Veja o vídeo.
Os vídeos mostram o recinto do urso com vários urubus. Em pelo menos uma das postagens, a pessoa narra que os urubus chegam a bicar o animal. Há relatos também de que o local é pequeno demais para o bicho.
Anúncios
“A cena é impressionante […] Ele parece debilitado. E o recinto parece pequeno e sujo. Vamos investigar”, afirma o promotor Jorge Alberto Marum, responsável pelo caso.
O promotor dá prazo de cinco dias para que a prefeitura se manifeste sobre a situação. A Prefeitura de Sorocaba não comentou a questão, em especial se tem ciência da investigação.
O urso-de-óculos é a única espécie de urso a habitar a América do Sul e está ameaçada de extinção. Possui coloração preta ou marrom escura, com exceção das manchas de coloração branca ou bege em formas de grandes círculos ou semicírculos em volta dos olhos e na parte baixa do pescoço.

Fonte: G1