20 abril, 2024

Últimas:

Motorista que atropelou e matou ciclista é indiciado por homicídio doloso e tem prisão pedida em Jaú

Anúncios

O jovem que atropelou e matou um ciclista de 42 anos na manhã do último dia 15 de janeiro em uma avenida de Jaú (SP) teve a prisão preventiva pedida nesta quarta-feira (16) após a conclusão do inquérito policial.

A decisão consta do inquérito finalizado pelo delegado Aldo Lorenzini, responsável pela investigação, que apontou o indiciamento do motorista Renato Mott Galvão de Arruda Filho, de 25 anos, por homicídio doloso qualificado (pena de reclusão de 12 a 30 anos), agravado pela fuga do local do acidente (detenção de seis meses a um ano). Não foram informados outros detalhes do inquérito policial, que correu sob sigilo.

Anúncios

O caso havia sido registrado inicialmente pela Polícia Civil como homicídio culposo na direção de veículo, com agravantes de negativa de prestar socorro e fuga do local do acidente.

Ciclista morre atropelado por carro que subiu em calçada e destruiu poste em Jaú (Foto: Arquivo pessoal)

Com o encerramento da fase policial, o inquérito agora é remetido ao Ministério Público (MP) antes de ser analisado pela Justiça. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do motorista.

Anúncios

Quatro dias depois do acidente, a Justiça de Jaú já havia negado um pedido de prisão temporária do motorista feito pela Polícia Civil, com o aval do Ministério Público.

No dia seguinte, o jovem se apresentou pela primeira vez após o acidente, acompanhado de um advogado, prestou depoimento e foi liberado para responder em liberdade.

Ciclista morre atropelado por carro que subiu em calçada e destruiu poste em Jaú — Foto: Cassiano Rolim/TV TEM
Ciclista morre atropelado por carro que subiu em calçada e destruiu poste em Jaú (Foto: Cassiano Rolim/TV TEM)

Relembre o caso

O ciclista João Roberto Convite, de 42 anos, morreu após ser atingido por um carro, que ainda subiu na calçada e destruiu um poste. O acidente aconteceu por volta das 6h30, na Avenida João Franceschi, no bairro Jardim Alvorada.

Com a violência da batida, foi arremessado cerca de 20 metros à frente dos destroços do veículo. O corpo dele ficou caído em cima de um canteiro central elevado.

O ciclista morreu no local do acidente. A bicicleta foi achada completamente destruída embaixo do carro, que também ficou totalmente avariado em cima da calçada e ao lado de um poste, que teve sua base de concreto quebrada e só não caiu porque ficou preso pela fiação.

Corpo do ciclista foi arremessado cerca de 20 metros à frente dos destroços de veículo e parou em cima de um canteiro suspenso — Foto: Arquivo pessoal
Corpo do ciclista foi arremessado cerca de 20 metros à frente dos destroços de veículo e parou em cima de um canteiro suspenso (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com relato de testemunhas que filmaram o local do acidente logo depois da batida, o motorista do carro teria fugido após ser “resgatado” por um veículo que foi buscá-lo.

A Polícia Civil esteve no local e informou à reportagem que encontrou dois celulares entre os destroços. Um seria do ciclista e o outro do motorista (a foto na tela inicial era a mesma da pessoa que detinha o registro do veículo).

Família pede punição a motorista que atropelou e matou ciclista em Jaú — Foto: Reprodução/TV TEM
Família pede punição a motorista que atropelou e matou ciclista em Jaú (Foto: Reprodução/TV TEM)

A polícia informou que identificou o motorista como sendo Renato Mott Galvão de Arruda Filho, de 25 anos, que inclusive foi apontado por policiais em imagens feitas por populares pouco depois do acidente.

O corpo de José Roberto Convite foi sepultado na manhã do dia seguinte ao acidente no cemitério municipal da cidade. A família da vítima pediu punição ao motorista e ciclistas de Jaú fizeram um protesto nas proximidades do velório, também em apoio ao pedido de justiça.

Grupo de ciclistas protesta e pede punição ao motorista que atropelou e matou o ciclista em Jaú — Foto: Airton Pinto /Arquivo Pessoal
Grupo de ciclistas protesta e pede punição ao motorista que atropelou e matou o ciclista em Jaú (Foto: Airton Pinto /Arquivo Pessoal)

Fonte: G1

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias