Anúncios
Abordagem da GCM resultou na apreensão de crack, dinheiro em espécie e anotações do tráfico; homem ainda desacatou os agentes e resistiu à prisão
Uma operação da Guarda Civil Municipal de Botucatu, realizada no último sábado (29), resultou em uma ocorrência complexa envolvendo embriaguez ao volante, resistência à prisão, desacato, dano ao patrimônio público e tráfico de drogas. O caso teve início na Praça Coronel Moura, no centro da cidade.
Anúncios
Durante patrulhamento, os agentes ouviram uma frenagem brusca seguida de um forte impacto. Ao verificarem a situação, constataram que um veículo havia colidido com uma placa de sinalização, a poucos metros da viatura da GCM. O motorista, no entanto, não permaneceu no local e fugiu em alta velocidade, transitando pela contramão em direção à Vila Maria.
A equipe conseguiu interceptar o veículo danificado na Rua Amando de Barros, nas proximidades da Escola Cristã, onde o carro estava parado por conta de avarias. Dentro do automóvel, estavam dois ocupantes. Durante a abordagem, foram encontrados R$ 1.509,00 em espécie e duas folhas de caderno com anotações relacionadas ao tráfico de drogas. Questionado, o condutor admitiu que o valor era proveniente da venda de entorpecentes.
Anúncios
No interior do veículo também havia dois copos com bebida alcoólica. O motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez, como odor etílico forte, fala arrastada e dificuldade de equilíbrio. Ao ser conduzido à viatura, o homem resistiu à prisão, tentou agredir os agentes e ainda desacatou verbalmente a equipe.
Mesmo após a tentativa de fuga a pé — frustrada por uma queda que resultou em lesão na mão — ele foi contido e algemado, em conformidade com a Súmula 11 do STF, para garantir a segurança da equipe e do próprio indivíduo.
A Polícia Militar prestou apoio à ocorrência, mas o condutor recusou-se a realizar o teste do bafômetro. O veículo foi autuado e recolhido.
Durante inspeção minuciosa no automóvel, foram encontradas 12 porções de crack, um celular e o valor em dinheiro. Peritos da Polícia Científica compareceram ao local para realizar os trabalhos técnicos.
O homem foi conduzido à delegacia e autuado por embriaguez ao volante (Art. 306 do CTB), desacato (Art. 331 do CP), resistência (Art. 329 do CP), tráfico de drogas (Art. 33 da Lei 11.343/06) e dano ao patrimônio público (Art. 163, parágrafo único, III do CP). Após ser ouvido pela autoridade policial, foi liberado.
A GCM reforça que denúncias de irregularidades podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 199.