Anúncios
Câmera registrou acidente ocorrido no último dia 16 de setembro
Um motociclista foi atingido por uma porta de veículo que se abriu repentinamente na Rua Amando de Barros, região central de Botucatu, na tarde do dia 16 de setembro. O acidente foi registrado pelas câmeras de monitoramento da empresa Peres Sistemas em Segurança.
Anúncios
Nas imagens, é possível ver que o passageiro de um carro que trafegava pela via abriu a porta traseira do lado esquerdo sem observar o fluxo da pista, atingindo o motociclista que passava pela lateral. O impacto derrubou o condutor da moto, que seguia pela esquerda do veículo.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o Artigo 49 estabelece que “o condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via”. A legislação ainda orienta que o embarque e desembarque deve ser feito, sempre que possível, pelo lado da calçada.
Anúncios
Especialistas em trânsito apontam que, em casos como esse, a abertura imprudente da porta pode gerar responsabilidade civil do motorista ou passageiro pelo acidente, com possibilidade de indenização por danos materiais e físicos. Dependendo das consequências, também pode haver apuração criminal.