Anúncios
A morte de pelo menos 10 pessoas em um acidente com um ônibus na Rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127), em Itapetininga (SP), gerou comoção de autoridades e da população. A tragédia aconteceu na madrugada de sexta-feira (5).
No ônibus, que saiu de Itapeva (SP) com destino a Aparecida, estavam 54 pessoas. Com o impacto, 10 pessoas morreram e outras 42 ficaram feridas. As vítimas foram socorridas e levadas ao Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (HLOB), em Itapetininga, e duas para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
Anúncios
Pelas redes sociais, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lamentou o acidente. “Com muito pesar, rogo a Deus que conforte o coração dessas famílias e que dê forças para que os feridos se recuperem o quanto antes.”
A paróquia São Roque de Itapeva, a qual as vítimas frequentavam, também lamentou a tragédia pelas redes sociais.
Anúncios
A Diocese de Itapetininga lamentou o ocorrido. “Perda irreparável”.
“Neste momento de dor e luto, queremos expressar nossas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. Que encontrem conforto e força para enfrentar este momento de tristeza.”
Autoridades se pronunciam
Em nota, a prefeitura de Ribeirão Branco (SP) informou que se solidariza com as famílias dos romeiros envolvidos no acidente. Disse também que o prefeito, Tuca Ribas (PP), cancelou todos os compromissos oficiais e decretou luto oficial de três dias.
“A Prefeitura está em contato com as famílias para auxiliar no que for necessário. Nossa solidariedade e apoio a todos os familiares neste momento de dor”, diz a nota.
“A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social também foi deslocada para fazer o acolhimento das famílias e oferecer o suporte necessário, acompanhamento, psicólogos e assistentes sociais”, finaliza a nota.
A Prefeitura de Itapetininga também publicou uma nota sobre o ocorrido. “Toda nossa solidariedade aos familiares e amigos dos 10 irmãos de Itapeva que, tragicamente, faleceram na madrugada desta sexta-feira. Que Deus, em sua infinita misericórdia, possa consolar a todos neste momento tão triste”, diz o pronunciamento.
A Prefeitura de Itapeva lamentou a morte das vítimas e se solidarizou com os familiares.
Comoção nas redes
A morte dos moradores da região de Itapetininga também gerou comoção. “Rezemos por esses irmãos e pelas dos que faleceram”, publicou um morador nas redes sociais.
“Nossa solidariedade às famílias e amigos das vítimas. Que Deus os conforte neste momento de dor e sofrimento”, publicou outro morador.
“A dor do próximo não precisa chegar até a minha tenda para eu sentir a dor, sou aquela pessoa que sofre junto com cada sofrimento. Em nome do bairro, estamos em luto pela Itapeva”, lamentou uma moradora.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 15 pessoas precisaram ser retiradas das ferragens.
Outras vítimas que morreram na batida ainda não haviam sido identificadas até a última atualização desta reportagem.
43 ocupantes ficaram feridos. Conforme última atualização do HLOB, 11 passageiros estavam em estado estável e outras 32 com ferimentos leves. Duas vítimas foram levadas ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
O acidente
Segundo a Polícia Civil, a primeira informação aponta que o volante do ônibus teria travado, o que teria feito o veículo sair da pista e bater contra um viaduto. A investigação será feita pelo 2º Distrito Policial de Itapetininga. Uma equipe da perícia também foi acionada.
O delegado assistente da Seccional de Itapetininga, Luís Henrique Nunes, informou que a polícia já instaurou um inquérito para investigar o caso e que ouvirá todos os envolvidos, assim como aguarda o resultado dos laudos da perícia. “Ao se juntarem todos esses documentos, acreditamos que o inquérito policial estará finalizado”, afirmou.
Policiais estiveram no Hospital Léo Orsi Bernardes (HLOB) para colher amostras de sangue do motorista para exames toxicológicos. A previsão é que os resultados fiquem prontos em até 30 dias. Ele segue internado, mas não há informações sobre seu estado de saúde.
Conforme apurado pela TV TEM, os corpos das vítimas chegaram ao Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba durante a tarde, onde passarão por exame necroscópico. Ainda não há previsão de velório e enterro.
Viagem até Aparecida
O ônibus saiu da cidade de Itapeva, no interior de São Paulo, e tinha como destino a cidade de Aparecida. O veículo pertence a uma empresa de fretamento, a Onix Turismo.
A Onix, empresa responsável pelo ônibus, informou que o motorista é funcionário da empresa. Também disse que o veículo tem capacidade para 54 pessoas e foi fretado para realizar a viagem até Aparecida, saindo de Itapeva. Além disso, informou que aguarda laudos técnicos que devem confirmar a dinâmica do acidente.
Por telefone, a empresa também informou que o grupo costuma fazer a mesma viagem todos os anos e que todos se conheciam. Pelas redes sociais, a empresa manifestou pesar pelo ocorrido e informou que presta apoio aos afetados pelo acidente.
‘Tudo muito rápido’, diz sobrevivente
Uma das vítimas que sobreviveu ao acidente informou à TV TEM que tudo aconteceu muito rápido.
“Foi tudo muito rápido. O ônibus bateu no pilar e parou. Não dá nem pra entender como foi. Eu só senti o ônibus balançando, e minhas netas todas gritando ali. Só por Deus. Era pra ser um momento de lazer, mas virou tudo uma tragédia”, desabafa Edna Proença.
Edna disse também que seus três filhos e sua neta precisaram de atendimento. No entanto, nenhum deles teve ferimentos graves e todos permanecem sob observação no Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (HLOB), em Itapetininga.
Iraide Antunes de Carvalho Moraes, que é cunhada do organizador da excursão, Moacir Ferreira de Moraes, uma das vítimas do acidente, contou que ele organizava a viagem há pelo menos 40 anos.
“Ele era um dos líderes do bairro, é uma perda irreparável. Aqui no nosso bairro ficou vazio, vazio mesmo. Essa hora só Deus mesmo para confortar, porque não está sendo fácil”, afirma.
Fonte: G1