Morte de ciclistas cresce 200% em Bauru

 O ano de 2021 não foi dos mais positivos quando o assunto é bicicletas e os seus usuários, segundo informações divulgadas pelo Setor de Estatística e Processamentos da EMDURB (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru). 

Durante todo o ano de 2020 foram 38 acidentes envolvendo ciclistas, sem nenhum óbito. Em 2021 o número de sinistros diminuiu 7,89%, com 35 acidentes. Porém, duas pessoas faleceram em consequência desses acidentes, um aumento de 200% no caso de óbito.  

Os dados foram informados, via lei de acesso à informação, com exclusividade para a Kakau – plataforma digital que utiliza a tecnologia de inteligência artificial para entregar resultados mais precisos no segmento de seguros. 

Sinônimo de diversão, sustentabilidade e qualidade de vida, as magrelas nos últimos anos caíram no gosto do brasileiro. Ainda mais em tempos de aumento tanto dos combustíveis como nos casos de COVID-19, cada vez mais pessoas estão preferindo se deslocar usando as bicicletas.  

Esse comportamento se reflete em números: apenas no primeiro semestre de 2021 houve um aumento de 34,17% no número de vendas em todo o Brasil, segundo um levantamento da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas). 

No caso das bikes elétricas, os números são ainda mais impressionantes: além do aumento de 34% das vendas de janeiro a outubro de 2021, a montagem local desses veículos tem crescido em relação às importações. A produção nacional, que correspondia a 45,5% em 2016, subiu para 60%em 2021, também segundo a Aliança Bike.  

A cidade de Bauru, infelizmente, enfrenta diversos problemas quando o assunto é a mobilidade sustentável. São apenas 32 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. E, desde 2017, não são realizados investimentos seja para a conservação ou crescimento da malha. 

“Com mais bicicletas nas ruas e uma infraestrutura sem crescimento para recebê-las, infelizmente a tendência é de vermos um aumento no número de sinistros envolvendo bicicletas e pedestres”, explica o CEO da Kakau, Henrique Volpi.  

Existem mais bicicletas do que carros no Brasil. São cerca de 50 milhões de bikes contra 41 milhões de automóveis, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

Todo cuidado é pouco – Ao andar em estradas, ruas, parques ou ciclovias, é preciso se precaver. E, por mais atenção que se tenha, muitas vezes é difícil evitar o envolvimento em um acidente, seja com um veículo ou mesmo um pedestre.  

“Por isso mesmo é necessário pensar na contratação de um seguro para bicicletas tanto tradicionais quanto elétricas”, conta Henrique Volpi. Pensando na segurança, Volpi enumera 5 cuidados importantes para evitar acidentes ao andar de bicicleta:

  1. Certifique-se de que sua bicicleta está segura: O primeiro passo para evitar acidentes ao andar de bicicleta é certificar-se de que ela esteja em condições antes de pedalar. Verifique os freios, infle os pneus adequadamente e ajuste o assento à sua altura.
     
  2. Seja visto pelos motoristas: Os ciclistas muitas vezes não são vistos pelos motoristas. Para ajudar a evitar acidentes, você deve usar roupas claras e refletores, especialmente se estiver andando à noite.
     
  3. Evite os perigos: Tenha cuidado com quaisquer condições perigosas, como buracos, derramamentos de óleo, animais mortos ou galhos quebrados.
     
  4. Obedeça a todos os sinais de trânsito: Como ciclista, você precisa seguir todas as regras. Isso significa parar nos sinais, usar sinais manuais e andar em ciclovias, quando houver.
     
  5. Não vá contra o fluxo do trânsito: Vá com o fluxo de tráfego. É melhor sempre andar de bicicleta com o fluxo de tráfego, não contra ele.

Sobre a Kakau Seguros

A Kakau é uma plataforma digital de seguros liga e desliga. Primeira InsurTech brasileira 100% digital, a plataforma oferece acesso fácil e rápido para que o usuário ou assinante consiga contratar seguros, reportar um sinistro ou solicitar uma assistência 24 horas. Com o sistema de assinatura, o assinante Kakau pode pausar a sua apólice a qualquer momento. A plataforma de seguros inova também ao fazer o uso de tecnologias, como “Machine Learning”, “NLP” e Ciência de dados.

A Kakau Seguros oferece o Kakau Mobi proteção por assinatura de bicicletas, com a proposta de expansão para coberturas que envolvem o tema Micromobilidade; Kakau Protege, seguro para smartphones e tablets, proteção que propõem coberturas no presente e futuro para novos gadgets, integrando assim a tese de conceito de similaridade digital em seguros. Os produtos da Kakau trazem diferenciais como: proteção dos dados e inclui aparelhos novos e usados, para todos os sistemas operacionais como Android e iOS; e no Kakau Mobi, cobertura do bem para viagem internacional e assistências diversas que beneficiam o usuário em caso de acidentes. Saiba mais no site

A Kakau Seguros adverte: reagir a assaltos é prejudicial à vida! 

Imagem: jcomp – br.freepik.com