Anúncios
Vivi, a onça-preta do Parque Ecológico de São Carlos (SP), morreu no sábado (23) por complicações no seu quadro de saúde.
Segundo comunicado do Parque Ecológico de São Carlos, desde de 2018, Vivi vinha passando por intensos tratamentos e, após intervenção cirúrgica Hospital Veterinário do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens – UNESP Botucatu, teve complicações que levaram a sua morte.
Anúncios
Vivi faria 14 anos em 24 de outubro. Ela chegou a São Carlos vinda do Zoológico de Salvador e era uma das grandes atrações do parque ecológico.
Onça-preta e onça-pintada são a mesma espécie
Apesar da cor e do nome popular serem diferentes a onça-preta e a onça-pintada são da mesma espécie: a Panthera onca.
Anúncios
Conhecidas por onça-preta ou ‘pantera negra’, as onças-pintadas com pelagem escura possuem essa característica marcante graças a uma mutação genética, o melanismo, que eleva a produção de melanina – proteína presente no corpo responsável pela pigmentação preta.
“No caso das onças-pintadas, por exemplo, a pelagem escura é resultado de uma mutação no gene chamado MC1R, que causa aumento na produção da eumelanina (melanina escura). Essa é uma característica dominante em onças-pintadas, ou seja, para nascer um filhote melânico pelo menos um dos pais precisa ter pelagem escura”, explica o biólogo e coordenador científico do Onçafari, Eduardo Fragoso.
De acordo com um estudo liderado por pesquisadores da PUC/RS, das 40 espécies atuais de felinos selvagens ao redor do mundo, o melanismo já foi registrado em 14 delas.
Fonte: G1