25 de novembro, 2024

Últimas:

Morre quinta vítima baleada por atirador na Catedral de Campinas

Anúncios

Baleado no tórax e no abdômen pelo homem que abriu fogo dentro da Catedral Metropolitana de Campinas nesta terça-feira, o aposentado Heleno Severo Alves, de 84 anos, morreu na tarde desta quarta-feira, segundo a prefeitura da cidade. Ele era a única vítima do ataque que ainda permanecia internada. Além do idoso e do atirador , Euler Fernando Grandolpho, que se matou, outros quatro fiéis morreram na terça-feira, dentro da Igreja.

Heleno foi levado para o Hospital Municipal dr. Mario Gatti, onde foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar por uma cirurgia.

Anúncios

Desde que a esposa se curou de um câncer, Heleno saía todo mês de ônibus de Indaiatuba, no interior de São Paulo, para a catedral de Campinas, a quase 30 quilômetros de distância. Devoto de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade e santa que dá nome à catedral, ia para pagar uma promessa feita quando a mulher adoeceu. A data era todo dia 20. Atrasou-se no mês passado, e acabou chegando à catedral no mesmo dia e hora escolhidos pelo atirador Euler Grandholfo.

A família lembra de “Seu Louro”, como era chamado, como um herói. Ele foi alvejado ao tentar proteger uma mulher que estava na mira do atirador. Tentou conversar com ele, enquanto a mulher conseguiu fugir. Familiares dizem que ele sempre foi “um guerreiro”.

Anúncios

– É simples descrever meu avô, moça. Um pernambucano de sangue quente que lutou para criar a família. Ajudou e tentou ajudar sempre todo mundo, mesmo com todos os altos e baixos que toda família tem. Nunca esmoreceu – emocionou-se no IML de Campinas o neto de Heleno, Marcos Bruno Alves da Silva.

Segundo a família, a mulher de Heleno insistiu para que ele não fosse à catedral desta vez. Que deixasse mais para frente, já que já tinha se atrasado para o dia que costumava ir. Mas ele não quebrava uma promessa.

– Era um marido teimoso, mas que amava minha avó. Cresci dormindo entre eles, para que minha mãe pudesse trabalhar. Nunca faltou amor – disse Marcos.

No início da tarde, antes que a morte de Heleno fosse confirmada, o hospital informou que outra vítima, Jandira Prado Monteiro, de 65 anos, teve alta. Ela foi atiginda no tórax e na mão. Ela estava na Catedral com seu filho, Sidnei Monteiro, que morreu no ataque .

A cidade de Campinas passou o dia em luto. As outras quatro vítimas do atentado foram enterradas em três cemitérios da região ao longo do dia:Sidnei Vitor Monteiro, de 39 anos, José Eudes Gonzaga Ferreira, de 68, Cristofer Gonçalves dos Santos, de 38, e Elpídio Alves Coutinho, de 67.

Missa aos mortos

Às 12h15 desta quarta-feira, foi celebrada uma cerimônia em memória dos mortos no ataque na catedral da cidade. A igreja estava cheia, e os fiéis se emocionaram ao ouvir os nomes das pessoas que morreram.

Foi depois da realização de uma missa como esta, por volta das 13h de terça-feira, que Euler chegou à catedral. As imagens da câmera de segurança da igreja mostram que ele se sentou em um banco e, na sequência, atirou em duas pessoas no banco de trás. Continuou a andar e atirar em outros fiéis, até que policias que faziam ronda na região entraram na Catedral.

Nesta quarta-feira, o Comando Militar do Sudeste afirmou que nada constava em relação ao autor do ataque, Euler Fernando Grandolpho, no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas, banco de dados responsável pelo registro de Caçadores, Atiradores e Colecionadores.

 

Fonte: Extra

 

 

Talvez te interesse

Últimas

Consultor financeiro lista os principais desafios que os empresários devem enfrentar no próximo ano...

Categorias