26 abril, 2024

Últimas:

Morre o jornalista Berto Filho, ex-apresentador da Globo

Anúncios

Morreu neste sábado (12) o jornalista Berto Filho, o primeiro apresentador do RJTV, também atuou no Fantástico e no Jornal Nacional, da TV Globo, nos anos 80. Ele padecia de câncer na garganta e no cérebro há dois anos. Berto completaria 76 anos de idade neste domingo (13), e os filhos organizavam uma festa de aniversário para comemorar a data.

Em tratamento no Instituto Nacional do Câncer (Inca) de Vila Isabel, na Zona Norte da cidade, o jornalista morreu por volta de 13h. Desde janeiro do ano passado, depois de perder a mulher, Berto morava no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Anúncios

“Um paizão. Meu melhor amigo.” Na tarde deste sábado, os olhos marejados de Henry Lelot, filho do jornalista, precediam a lágrima que caía quando se referiu à saudade que sentirá do pai. Berto estava internado no hospital do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, e morreu dormindo, de acordo com o filho.

Na trajetória de luta contra a doença, os parentes de Berto comemoravam uma recente melhora. Ainda no ínicio de 2015, o câncer havia sumido. No mesmo dia que teve alta, porém, a  mulher de Berto foi internada, também com câncer.

Anúncios

“Ela viu ele com câncer. Sofreu muito. Quando ele recebeu a alta, ela me falou: “Henry, vai lá pegar que o seu pai está saindo do hospital”. No dia seguinte, ela foi internada, ficou 33 dias entubada, na UTI, e morreu. Acho que isso também mexeu muito com ele. Esse ano que passou foi como uma sobrevida”, disse Henry.

Parceiros de uma vida inteira, Berto e a mulher estavam juntos há 55 anos. Com a perda da mulher e a reincidência do câncer, Berto voltou a ser tratado no Inca. Lá, uma nova bateria de exames, além de radioterapia e quimioterapia.

“Ele melhorou. De um dia para o outro, começou a falar. A voz voltou, voltaram os planos”, contou o filho do jornalista. Henry, agora, quer seguir com um dos últimos projetos do pai. Durante o último ano, Berto escreveu um livro e faltam detalhes para que seja publicado, revelou o filho.

Em um dos últimos diálogos de Henry com o pai, o filho do jornalista conta como tentava alentar Berto a respeito do que poderia ser o destino. A última vez que Henry esteve com o pai foi nesta sexta-feira (11) à tarde.

“Pai, você sabe que a gente tem que encarar de frente as coisas. Você sabe que está com dois caminhos à frente. Mas os dois são bons. Um, se você sobreviver e ficar aqui comigo, com a gente, nós vamos publicar esse livro juntos. Você vai me ajudar. E depois, você vai acabar indo, não tem jeito. A outra opção é caso Deus queira te levar antes. Imagina só, se ele te levar antes. Quem vai te buscar é a mamãe. Você vai se encontrar com ela lá. Está todo mundo lá te esperando. Lá tem mais gente que você ama do que aqui, já”, contou emocionado o filho.

Berto Filho foi apresentador de telejornais da TV Globo na década de 80 (Foto: Reprodução)
Berto Filho foi apresentador de telejornais da TV Globo na década de 80 (Foto: Reprodução)

Fonte: G1

Últimas

OKX continua a liderar em confiança e transparência com a 18ª prova de reservas consecutiva, totalizando US$22.3 bilhões

26/04/2024

Anúncios DUBAI, Emirados Árabes Unidos, April 26, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A OKX, uma empresa de...

Categorias