28 março, 2024

Últimas:

Morre militar acusado de conspiração por regime de Nicolás Maduro; Juan Guaidó denuncia tortura

Anúncios

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, denunciou neste sábado (29) a morte do militar Rafael Acosta Arévalo, acusado pelo regime de Nicolás Maduro de planejar um “golpe” para tirar o chavismo do poder.

“Não há palavras para descrever este abominável fato. Estabelecemos contato imediato com a família e com a comissão da ONU na Venezuela”, escreveu Guaidó nas redes sociais.

Anúncios

Guaidó também denunciou que Acosta Arévalo, que era capitão de corveta, sofreu tortura na prisão onde era mantido por homens a serviço de Maduro.

De acordo com a imprensa venezuelana, o militar da Marinha foi detido em 21 de junho por funcionários da Direção Geral de Contrainteligência Militar (Dgcim), sem indicação de quais seriam os motivos para a prisão.

Anúncios

A advogada Tamara Suju, a primeira a divulgar a informação da morte de Acosta Arévalo, disse que o capitão apresentava graves sinais de tortura quando compareceu a uma audiência na Justiça. Segundo ela, ele não conseguia falar e ficar de pé.

“O juiz ordenou que ele fosse levado ao hospital militar, mas ele acabou morrendo hoje. Maduro é responsável”, acusou a advogada.

Chavistas dizem que havia plano para matar Maduro

Maduro faz sinal de coração em evento onde propôs que as eleições para a Assembleia Nacional ocorressem antes do previsto — Foto: Reuters/Ivan Alvarado
Maduro faz sinal de coração em evento onde propôs que as eleições para a Assembleia Nacional ocorressem antes do previsto (Foto: Reprodução)

Na última quarta-feira, o regime chavista anunciou que desarticulou um golpe de Estado que ocorreria no início da semana. Os planos incluíam o assassinato dos principais líderes do governo, entre eles o próprio Maduro.

No dia seguinte, o procurador-geral da Venezuela, Tareq Saab, informou que Acosta Arévalo fazia parte da conspiração e que seria julgado junto com outros 13 civis e militares.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Agora Aberto para Indicações: Primeira Edição para o Stevie® Awards para Excelência em Tecnologia

28/03/2024

A mais nova edição dos principais prêmios empresariais do mundo irá celebrar as conquistas relacionadas à...

Categorias