26 abril, 2024

Últimas:

Morre idoso de asilo com surto de Covid-19 em Pirajuí; 19 moradores testaram positivo

Anúncios

Morreu nesta quinta-feira (13) um dos idosos que vivia no Asilo São Vicente de Paulo em Pirajuí (SP), onde 19 moradores e 8 funcionários testaram positivo para Covid-19. O idoso estava internado na Santa Casa da cidade e foi submetido ao teste de coronavírus após três moradores do asilo testarem positivo para doença.

A prefeitura, que passou considerar que o local vivia um surto de Covid-19 a partir desses três primeiros casos, fez a testagem nos 50 moradores e 25 funcionários. No total, 19 idosos e seis funcionários testaram positivo para Covid-19. Outros dois funcionários tiveram a doença, mas já se recuperaram.

Anúncios

“Os funcionários fizeram teste rápido e seis resultaram positivo, todos assintomáticos, e imediatamente foram afastados, conforme o protocolo, totalizando 8 funcionários até o momento, sendo que, dois funcionários já haviam testado PCR positivo, fizeram o tratamento, e já se recuperaram”, explica a coordenadora do lar, Renata Helena Ferreira Lopes Vargas.

De acordo com o asilo, duas das idosas que foram diagnosticadas com Covid-19 estão sem apetite, enquanto os demais estão bem e sem sintomas, recebendo o tratamento adequado.

Anúncios

Os três moradores que testaram positivo inicialmente também estão bem, segundo a unidade. Eles apresentaram sintomas leves de gripe e foram isolados em um espaço dentro da instituição.

Ações de combate

A diretora de Saúde de Pirajuí, Denise Guimarães de Oliveira, informou que será feita uma reunião com os responsáveis pelo asilo para analisar a estrutura física do local e pensar em mais formas de evitar a contaminação dos acolhidos.

Ela informou que os responsáveis foram orientados a isolar os pacientes que testaram positivo em um espaço separado assim que receberam os resultados dos exames.

O asilo conta atualmente com 50 idosos e 25 funcionários, e a prefeitura havia informado que a confirmação de três casos positivos já pode ser considerado surto de coronavírus.

De acordo com a coordenadora do lar, Renata Helena Ferreira Lopes Vargas, desde o início da pandemia, o asilo tomou medidas de prevenção ao coronavírus, suspendendo visitas e redobrando os cuidados com higienização, principalmente com os funcionários que têm contato direto com os idosos.

Até a manhã desta quinta-feira (13), Pirajuí contava com 198 casos confirmados de coronavírus e três mortes pela doença. A morte do idoso ainda não foi contabilizada no boletim epidemiológico da prefeitura.

Fonte: G1

Últimas

Seguro empresarial pode evitar prejuízos

Seguro empresarial pode evitar prejuízos

26/04/2024

No mundo dos negócios, imprevistos podem surgir a qualquer momento. Desde um incêndio no escritório até...

Categorias