29 março, 2024

Últimas:

Morre em SP, aos 89 anos, o Dr. Fernando José Nóbrega, um dos pioneiros da Faculdade de Medicina de Botucatu

Anúncios

Faleceu nesta terça-feira, 19, em São Paulo, o pediatra e acadêmico Dr. Fernando José Nóbrega, aos 89 anos. A cremação ocorrerá na quarta-feira (20), às 11h, no Cemitério e Crematório Horto da Paz, à Rua La Paz, 191, em Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana.

Em 1968, o Dr. Nóbrega foi convidado para criar e organizar o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu, hoje pertencente à Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde ocupou vários cargos, sendo eleito por 3 vezes Supervisor do Curso Médico.

Anúncios

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Brasileira de Pediatria (ABP) emitiu Nota de Pesar pelo falecimento do Dr. Fernando José Nóbrega.

NOTA DE PESAR

Anúncios

Com profundo pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Brasileira de Pediatria (ABP) comunicam o falecimento do pediatra e acadêmico dr. Fernando José Nóbrega, aos 89 anos, ocorrido nesta terça-feira (19), em São Paulo. A cremação ocorrerá na quarta-feira (20), às 11h, no Cemitério e Crematório Horto da Paz, à Rua La Paz, 191, em Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana.

“É sem dúvida uma perda inestimável para a pediatria brasileira. Entre tudo o que fez e ensinou estava a liderança na área de nutrição e desnutrição de crianças e adolescentes, além da pesquisa que resultou na criação do Teste do Pezinho. Nossas sinceras condolências a toda família”, lamenta a presidente da SBP, dra. Luciana Silva.

 “Ele era um pediatra reconhecidamente excepcional e deixou uma escola pediátrica, tendo formado várias gerações de pediatras e de professores de pediatria. Emprestou seu brilho quando esteve na presidência da ABP, levando esta a avançar na sua atuação. É uma perda enorme para todos nós, para a pediatria brasileira e para a pediatria internacional. Que descanse na paz de Deus”, comenta o presidente da ABP, dr. Mário Santoro Jr.

TRAJETÓRIA – Nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 1930, viveu sua infância em e Niterói, na Região Metropolitana. Formou-se em Medicina pela Faculdade Fluminense de Medicina, em Niterói.

Após se formar, mudou-se para São Paulo. Dr. Nóbrega queria estar junto da família e trabalhar em postos de puericultura recém-abertos na cidade. A experiência despertou seu interesse pela Pediatria, tendo atuado em diversos ambulatórios.

No início dos anos 1960, conheceu o professor dr. Azarias Andrade de Carvalho, catedrático de Pediatria da Escola Paulista de Medicina (EPM). Dessa relação profissional e amizade surgiu o convite, em 1961, para trabalhar com o dr. Azarias na Escola Paulista de Medicina e criar, junto com outros médicos, o Pronto Socorro Infantil Sabará. Dois anos depois, tornou-se chefe da Enfermaria do Serviço de Pediatria; e, logo depois, chefe da Residência e do Internato.

Em 1965, diagnosticou um caso de Fenilcetonúria, até então inexistente na literatura científica. Aos poucos, constatou que o número de crianças com deficiência mental na cidade de São Paulo ultrapassava os índices internacionais. Em sua pesquisa, defendeu a realização de exame sistemático em recém-nascidos para evitar a deficiência mental. A obrigatoriedade do exame transformou-se em Lei. Conhecido como Teste do Pezinho, hoje o exame é realizado em todo o País.

O grande mérito de sua Tese de Doutoramento de 1967 foi comprovar a grande incidência da doença no Brasil e a economia que o País faria com o exame diagnóstico. Com o sucesso da tese, dr. Nóbrega foi convidado, em 1968, a organizar o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Botucatu, onde permaneceu por oito anos.

Por muitos anos, atuou em pesquisas em metabolismo e nutrição, recebendo vários prêmios e integrando diferentes associações de Pediatria e nutrição no Brasil e no exterior.

Em 1982, foi eleito presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, onde criou uma revista, comitês de especialidade e seu primeiro congresso. Até 1984, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) era dirigida e frequentada quase que exclusivamente por cariocas. Com dr. Fernando Nóbrega na presidência e o grande apoio do dr.Júlio Dickstein, a SBP deu um passo decisivo em sua nacionalização, e, com a criação dos comitês científicos, avançou na qualificação científica e na representação regional.

Na ABP, ocupava a Cadeira nº 3, cujo patrono é Antônio Fernandes Figueira. Dr. Nóbrega deixa esposa, filhos e netos.

Leia Notícias

Últimas

Botucatu: Obituário 29 de março de 2024

29/03/2024

Anúncios Alzira de Jesus Covas – 87 anos Sepultamento Cemitério Jardim 30/03/24 Velório Complexo Funerário Anúncios...

Categorias