17 abril, 2024

Últimas:

Moradores se revoltam com motociclistas e penduram faixa com aviso e ameaça no litoral de SP

Anúncios

Moradores de um bairro de Peruíbe, no litoral de São Paulo, estão revoltados com os barulhos de escapamentos e manobras perigosas feitas por motociclistas durante a noite e aos fins de semana. A revolta é tanta que duas faixas foram penduradas alertando e ameaçando os motociclistas que fazem bagunça na região.

“Proibido tirar de giro e chamar no grau. Sujeito a cacete. Não vamos aceitar essas coisas na comunidade, etc.”, diz as faixas que foram penduradas no bairro Jardim dos Prados.

Anúncios

Moradores se revoltam com bagunça de motociclistas e penduram faixa com aviso e ameaça em Peruíbe, SP (Foto: Reprodução/Facebook)

“Tirar de giro” é quando o motociclista aperta a embreagem da moto até ela fazer um barulho alto, que causa o incômodo na vizinhança. Já “chamar no grau” é empinar a moto, uma manobra perigosa. Ambas as práticas são proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (leia mais abaixo).

O aviso deixa claro, ainda, que o motociclista que burlar as “regras” da comunidade estará “sujeito a cacete”. As faixas foram vistas pela primeira vez na noite de sábado (23), nas avenidas Darcy Fonseca e Tota, ambas no Jardim dos Prados.

Anúncios

Moradores se revoltam com bagunça de motociclistas e penduram faixa com aviso e ameaça em Peruíbe, SP — Foto: Arquivo Pessoal
Moradores se revoltam com bagunça de motociclistas e penduram faixa com aviso e ameaça em Peruíbe, SP (Foto: Arquivo Pessoal)

Um morador do bairro de 43 anos, que preferiu não se identificar, disse que a bagunça acontece, principalmente, durante a noite e aos fins de semana. “O pessoal sempre reclama por aqui, incomoda muita gente”, disse. Ele não sabe quem poderia ter pendurado as faixas.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Defesa Social informou, por nota, que, por se tratar de perturbação da ordem pública, a legislação sobre o assunto atribui como ocorrência que deve ser tratada pela Polícia Militar.

A pasta orientou os moradores a acionarem a Polícia Militar quando situações do tipo acontecerem. Disse, ainda, que também coloca a Guarda Civil Municipal à disposição da PM para apoio, quando necessário, inclusive em ações que acontecem com frequência por meio de operações de força-tarefa.

Código de Trânsito Brasileiro

Tanto o barulho alto proposital quanto empinar a moto são práticas proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na Lei 9.503/1997. Ambas as infrações são penalizadas com multas e retenção do veículo. Veja detalhes abaixo:

Art. 230. Conduzir o veículo:

  • XI  com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante;
  • Infração – grave;
  • Penalidade – multa;
  • Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor:

  • III – fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda;
  • Infração – gravíssima;
  • Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;
  • Medida administrativa – retenção do veículo até regularização e recolhimento do documento de habilitação.

Fonte: G1

Últimas

Kai Tak Sports Park Limited e ASM Global iniciam a contagem regressiva para a inauguração do maior empreendimento desportivo da história do mundo

17/04/2024

Após longa espera, enorme centro de esportes, entretenimento, varejo erestaurantes da Kai Tak, é apresentado no...

Categorias