Anúncios
Moradores de pelo menos três cidades da região de Ribeirão Preto registraram nuvens com formatos que lembravam um tornado na tarde desta terça-feira (26).
Em Ribeirão Preto (SP), a dona de casa Giovana Martoneto flagrou o fenômeno por volta das 15h45, em um condomínio na zona Sul da cidade. Ela conta que cerca de 30 minutos depois, a chuva chegou.
Anúncios
“Meu esposo está de férias em casa, na hora eu chamei ele e falei: ‘vem ver isso aqui, que nuvem mais estranha’. Ela não tem forma, tem a cor bem escura e com uma repartição no meio. Achei bem estranha. Assustei bastante. Falei: ‘o que me espera daqui a pouco?'”, brinca.
Imagens mostram, também, as nuvens em Sertãozinho (SP) e Dumont (SP).
Anúncios
Fenômeno e a chuva
Segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, do Climatempo, o fenômeno registrado na região é conhecido como nuvem Prateleira.
“As nuvens do tipo Prateleira se formam na frente de uma nuvem Cumulonimbus. Elas estão associadas aos ventos frios desta nuvem em direção à superfície que está mais quente. Esse contraste entre os ventos frios da nuvem e o ar mais quente da superfície acaba formando essa nuvem em formato de prateleira antes.”
Ainda de acordo com Maria Clara, a formação está associada a fortes rajadas de vento, mas não significa necessariamente que uma chuva forte está por vir.
Fonte: G1