Anúncios
Os moradores de Bocaina (SP) denunciaram a mortalidade de diversos peixes por conta do despejo irregular de esgoto sem tratamento e vinhaça de uma usina direto no Rio Jacaré Pepira.
O despejo irregular foi denunciado na semana passada.
Anúncios
Além do esgoto, os moradores flagraram o rio sendo usado para depósito de vinhaça de uma usina. Após a denúncia, os peixes começaram a aparecer mortos sob as águas no último fim de semana, entre domingo (4) e segunda-feira (5).
Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Bocaina informou que acionou os responsáveis pelo setor da empresa para que pudessem efetuar o reparo na linha de irrigação que foi rompida, em caráter de urgência.
Anúncios
“Foram tomadas todas as medidas cabíveis e, desde a noite do domingo, não existe o lançamento de nenhum detrito oriundo de vinhaça nas águas do Rio Jacaré Pepira”, diz a nota da prefeitura.
A adutora rompida pertence à empresa Raízen. Questionada, a empresa respondeu que adotou medidas preventivas imediatas operacionais de contenção e precaução, mas negou que houve impactos ao meio ambiente.
“Não houve qualquer impacto ao meio ambiente, ao solo e às águas, confirmado através de medições de que a água está em condições normais. A empresa esclarece que está em contato com os órgãos competentes para garantir ações contínuas voltadas à prevenção e proteção do meio ambiente e trabalha continuamente pela segurança em todas as suas operações”, diz a nota.
Por sua vez, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Cetesb) também foi questionada, mas não retornou.
A reportagem solicitou posicionamento da Polícia Militar Ambiental, que também não respondeu.
Fonte: G1