24 abril, 2024

Últimas:

Morador de Jumirim morre por febre maculosa em hospital de Sorocaba

Anúncios

A Prefeitura de Sorocaba (SP) confirmou, neste sábado (21), a primeira morte do ano causada pela febre maculosa na cidade. A doença é transmitida pelo carrapato-estrela.

Segundo a prefeitura, a vítima é um idoso de 77 anos, que contraiu a doença em Jumirim (SP) e morreu em junho.

Anúncios

Até o momento, a Secretaria de Saúde de Sorocaba foi notificada sobre 15 casos suspeitos da febre. Além da morte do idoso, um ainda está em investigação e 13 casos foram descartados após a realização de exames.

Em nota, a prefeitura informou que todas as unidades de saúde do município têm ciência da definição do caso suspeito e notificam a prefeitura sobre a investigação de todos os pacientes.

Anúncios

Neste ano, foram 15 casos confirmados no Estado de São Paulo e houve, pelo menos, sete mortes.

Em 2017, foram registrados 65 casos da doença no Estado. Deste número, 32 pessoas morreram. Na época, Jundiaí, Porto Feliz e Salto confirmaram um caso da febre e uma morte. Mairinque também teve um caso confirmado, mas o paciente se recuperou.

Febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela (Fotos: Reprodução)

Cuidados

A febre maculosa é uma doença transmitida por carrapatos que podem parasitar o homem e, quando infectados pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitem a doença.

Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares (principalmente nas costas e batata da perna), calafrios e manchas vermelhas pelo corpo (inicialmente nas palmas das mãos e plantas dos pés).

Embora não tenham sido identificados casos contraídos na cidade, foi realizado um levantamento das áreas com presença de carrapato-estrela e maior risco de possível transmissão de febre maculosa, que foram sinalizadas com placas educativas para prevenção de parasitismo por carrapato.

Fonte: G1

Últimas

Autoconhecimento pode ajudar na mudança de carreira

Autoconhecimento pode ajudar na mudança de carreira

24/04/2024

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, profissionais podem descobrir no autoconhecimento...

Categorias