Anúncios
A Prefeitura de Sorocaba (SP) confirmou, neste sábado (21), a primeira morte do ano causada pela febre maculosa na cidade. A doença é transmitida pelo carrapato-estrela.
Segundo a prefeitura, a vítima é um idoso de 77 anos, que contraiu a doença em Jumirim (SP) e morreu em junho.
Anúncios
Até o momento, a Secretaria de Saúde de Sorocaba foi notificada sobre 15 casos suspeitos da febre. Além da morte do idoso, um ainda está em investigação e 13 casos foram descartados após a realização de exames.
Em nota, a prefeitura informou que todas as unidades de saúde do município têm ciência da definição do caso suspeito e notificam a prefeitura sobre a investigação de todos os pacientes.
Anúncios
Neste ano, foram 15 casos confirmados no Estado de São Paulo e houve, pelo menos, sete mortes.
Em 2017, foram registrados 65 casos da doença no Estado. Deste número, 32 pessoas morreram. Na época, Jundiaí, Porto Feliz e Salto confirmaram um caso da febre e uma morte. Mairinque também teve um caso confirmado, mas o paciente se recuperou.
Cuidados
A febre maculosa é uma doença transmitida por carrapatos que podem parasitar o homem e, quando infectados pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitem a doença.
Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares (principalmente nas costas e batata da perna), calafrios e manchas vermelhas pelo corpo (inicialmente nas palmas das mãos e plantas dos pés).
Embora não tenham sido identificados casos contraídos na cidade, foi realizado um levantamento das áreas com presença de carrapato-estrela e maior risco de possível transmissão de febre maculosa, que foram sinalizadas com placas educativas para prevenção de parasitismo por carrapato.
Fonte: G1