27 de dezembro, 2024

Últimas:

Montenegro vai transformar antiga prisão de Mussolini em resort de luxo

Anúncios

Projeção de futuro resort de luxo na ilha de Mamula, situada na Baía de Kotor, no mar Adriático (Divulgação)

O governo de Montenegro defendeu sua ideia de transformar um campo de concentração da Segunda Guerra Mundial em um resort de luxo — uma decisão que gerou críticas e fúria de familiares de ex-prisioneiros.

Embora seja datada do século 19, a fortaleza foi usada pelas forças fascistas italianas para prender opositores do regime de Benito Mussolini. Acredita-se que mais de cem pessoas foram assassinadas ou morreram de fome no local.

Anúncios

O campo fica situado na ilha de Mamula, na região turística da Baía de Kotor, no mar Adriático.

“Nós estamos enfrentando duas opções: ou deixamos o local cair em pedaços ou encontramos investidores que estejam dispostos a restaurá-lo e torná-lo acessível a visitantes”, afirmou à AFP Olivera Brajovic, responsável pelo desenvolvimento do turismo no país balcânico.

Anúncios

Estima-se que a companhia suíço-egípcia Orascom deve pagar cerca de US$ 16 milhões para administrar e restaurar a fortaleza, que deve contar com restaurantes, um spa e até boate.

“Nenhum campo de concentração do mundo foi transformado em um hotel de luxo”, criticou a ativista Olivera Doklestic, que teve avô, pai e tio presos na fortaleza de Mamula.

“Construir um hotel de luxo dedicado ao entretenimento em um lugar onde tantas pessoas passaram por perigos e sofreram é um exemplo de falta de seriedade em relação à história”, acrescentou.

Em comunicado, o escritório de design convidado para projetar o novo resort, Salt and Water, declarou que é de maior importância “manter a estrutura original da fortaleza intacta, dada seu grande valor histórico”.

Fonte: OperaMundi

Talvez te interesse

Últimas

Orientações são da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e envolvem reforço na hidratação, evitar mudanças repentinas de temperatura, realizar lavagem nasal,...

Categorias