25 de novembro, 2024

Últimas:

Monstro do Lago Ness: estudo aponta que criatura misteriosa pode ser enguia gigante

Anúncios

O lendário monstro do Lago Ness, na Escócia, pode ser apenas uma enguia gigante, disseram cientistas nesta quinta-feira, após uma análise intensiva dos traços de DNA nas águas geladas do lago. Segundo eles, os resultados descartaram a presença de animais grandes, como os dinossauros.

Mas havia muito DNA de enguia no lago, afirmou à imprensa o professor Neil Gemmell, geneticista da Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Gemmel explicou que as enguias são muito abundantes no sistema do lago. Os peixes que habitam o local tem entre 1,2 e 1,8 metros.

Anúncios

— As enguias são muito abundantes no sistema do lago – todos os locais de amostragem que visitamos tinham praticamente enguias e o grande volume foi uma surpresa. É plausível que haja talvez uma ou duas enguias que cresçam a um tamanho extremo, talvez 50% maior que o normal, talvez até maiores que isso, eu não sei — disse Gemmell.

Geneticista Neil Gemmell foi o porta-voz da equipe que realizou o estudo no lago escocês
Geneticista Neil Gemmell foi o porta-voz da equipe que realizou o estudo no lago escocês (Fotos: Reprodução)

A equipe de Gemmell incluiu cientistas da Grã-Bretanha, Dinamarca, Estados Unidos, Austrália e França. Os cientistas não excluem a possibilidade de que haja uma enguia gigante no lago, mas não é possível saber se as amostras coletadas pela equipe são de uma fera gigante ou apenas de uma enguia comum. Por conta disso, ele aponta, ainda há dúvida.

Anúncios

O uso da amostragem de eDNA já está bem estabelecido como uma ferramenta para monitorar a vida marinha, como baleias e tubarões. Sempre que uma criatura se move através de seu ambiente, ela deixa para trás pequenos fragmentos de DNA da pele, escamas, penas, pêlo, fezes e urina.

Esse DNA pode ser capturado, sequenciado e depois utilizado para identificar essa criatura comparando a sequência obtida com grandes bancos de dados de sequências genéticas conhecidas de centenas de milhares de organismos diferentes.

Monstro Misterioso

O primeiro registro escrito de um monstro refere-se ao monge irlandês St Columba, que teria banido um “animal da água” para as profundezas do rio Ness no século VI.

A foto mais famosa de Nessie, conhecida como “foto do cirurgião”, foi tirada em 1934 e mostrava a cabeça em um pescoço comprido emergindo da água. Foi revelado, 60 anos depois, uma fraude que usava um modelo de monstro marinho anexado a um submarino de brinquedo.

Inúmeras tentativas malsucedidas de rastrear o monstro foram feitas, principalmente em 2003, quando a BBC financiou uma extensa pesquisa científica que usou 600 feixes de sonar e rastreamento por satélite para varrer todo o comprimento do lago.

A tentativa mais recente foi de três anos atrás, quando um drone marinho de alta tecnologia encontrou um monstro – mas não o que estava procurando. A descoberta acabou sendo uma réplica usada no filme de 1970 “A vida privada de Sherlock Holmes”, que afundou quase 50 anos atrás.

Fonte: Extra

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios No dia 19 de novembro, hora local, sob o testemunho do Sr. Geraldo Alckmin, vice-presidente e Ministro do Ministério...

Categorias