20 de maio, 2024

Últimas:

Missão da Nasa faz nova captura do nascer e do pôr do sol em Marte

Anúncios

A Insight, missão da agência espacial americana (Nasa) em Marte, conseguiu fazer novos registros do nascer e do pôr do sol no planeta. As imagens foram divulgadas nesta quarta-feira (1º) e foram capturadas nos dias 24 e 25 de abril.

É a segunda vez que a sonda da Insight fotografa o início e o final do dia em Marte – a primeira ocorreu no início de março.

Anúncios

“Tem sido uma tradição das missões em Marte capturar o nascer e o pôr do sol”, disse Justin Maki, cientista da missão.

Pôr do sol em Marte registrado no dia 25 de abril de 2019 pela Nasa — Foto: NASA/JPL-Caltech
Pôr do sol em Marte registrado no dia 25 de abril de 2019 pela Nasa (Fotos: NASA)Caltech

O objetivo

A Insight é uma missão para estudar o interior de Marte. A ideia é descobrir como é o núcleo do planeta e também detectar terremotos – tudo isso com a ajuda de um sismógrafo, instrumento que registra as vibrações na superfície.

Anúncios

“A InSight é uma missão até Marte, mas é mais do que só uma missão até Marte. Ela ajudará os cientistas a entenderem a formação e evolução inicial de todos os planetas rochosos, incluindo a Terra”, explica a agência espacial.

Missão da Nasa quer descobrir as características do interior do planeta vermelho (Foto: Roberta Jaworski/G1)

Como é a sonda?

  • Tem 1,76 metro de altura, 2,64 de diâmetro e 3,40 metros de envergadura;
  • Tem um braço robótico para pegar instrumentos;
  • Tem uma câmera no braço robótico e uma câmera na parte da frente, que fazem imagens coloridas de 1024×1024 pixels.

Primeiro tremor

A agência espacial francesa CNES anunciou no último dia 23 de abril o registro do primeiro terremoto no planeta vermelho – ela é responsável pelo controle do sismógrafo da missão.

O aparelho foi instalado em 19 de dezembro em solo marciano, graças ao braço robótico da sonda InSight, que chegou ao planeta vermelho em 26 de novembro.

De acordo com os cientistas, ainda é necessário confirmar se o terremoto foi registrado dentro do planeta e se não foi o efeito do vento ou de outras fontes de ruído. Três outros sinais, mas ainda mais fracos que o de 6 de abril, foram detectados nos últimos dois meses.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O desaparecimento de Daiana dos Santos de Oliveira, 25 anos, moradora do bairro Jardim Monte Mor, em Botucatu, tem...

Categorias