Anúncios
Uma minivaca está fazendo sucesso entre os moradores de Itupeva (SP). Com pouco mais de dois anos de idade, Pituchinha tem apenas 65 centímetros de altura e muito amor para dar.
A vaquinha vive na fazenda de Orlando Gomes de Menezes, que fica na zona rural da cidade. Ele contou que, apesar de ser de uma raça que já é conhecida pela baixa estatura – a minijersey -, a gestação de Pituchinha teve algumas complicações e, por isso, ela nasceu prematura e ainda menor.
Anúncios
“A mãe da Pituchinha ficou doente quando estava grávida e, por isso, ao invés de nascer depois de nove meses de gestação, ela nasceu com sete. Infelizmente, a mãezinha não resistiu. Por causa disso, a Pituchinha ficou órfã e não pôde mamar direito. Criamos ela na mamadeira, mas não é a mesma coisa”, conta Orlando.
O peso médio de uma vaca minijersey é de 100 quilos e ela pode medir de 80 centímetros a até um metro de altura, segundo Orlando. Com as dificuldades de desenvolvimento devido ao nascimento prematuro, Pituchinha cresceu somente até os 65 centímetros e pesa cerca de 35 quilos.
Anúncios
“Ela tem uma dieta especial, com a nutrição que ela precisa. Come uma ração específica e tudo, só que ela não engorda mesmo. Mas isso não interfere em nada, porque ela é extremamente carinhosa e adora crianças”, conta.
Bons amigos
Orlando contou que começou a criar animais em sua propriedade como um hobby. Ele sai todos os dias da cidade e vai até a zona rural para cuidar dos bichos. Junto dele, vão seus dois filhos. Gabriel, de seis anos, é o xodó de Pituchinha.
“É ele que cuida dela mesmo, vai todo dia na fazenda comigo e me ajuda nas tarefas. Os dois são bem próximos, é muito bacana”, diz o pai.
Por ser pequenina, a vaca fica em um local afastado das outras do rebanho. Segundo Orlando, isso previne acidentes entre os animais, que são pesados e podem acabar machucando Pituchinha. No entanto, agora ela tem um melhor amigo que é do mesmo tamanho que ela: o carneiro Peludinho.
“Nossa, os dois são grudados. Onde o carneiro vai, a Pituchinha vai atrás. Quando ela sai de perto dele, ele começa a chamá-la. Temos um outro cabritinho que nasceu recentemente e já virou amigo deles também. Com poucas semanas de vida, já é mais alto que a Pituchinha”, conta.
Fonte: G1