Ministério da Saúde autoriza R$ 1,15 milhão para financiar 24 leitos UTI Covid-19 em Botucatu

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Portaria publicada na noite desta terça-feira, 2 de março, autoriza o Ministério da Saúde a financiar 24 leitos de terapia intensiva (UTI) existentes no Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB) exclusivos para a covid-19. Serão destinados recursos para o custeio dos espaços que a unidade, vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) tem mantido com caixa próprio.

Será destinado R$ 1,152 milhão pelo governo federal ao custeio de tais espaços. A portaria prevê repasses retroativos à manutenção de leitos de UTI referentes a janeiro e fevereiro, como forma de ressarcir os estados que, nesses dois meses, tiveram de utilizar exclusivamente recursos próprios para abrir novos leitos de UTI.

O próprio Ministério da Saúde determinou, em novembro de 2020, a desativação de seis leitos em terapia intensiva que estavam em operação desde maio, reduzindo a capacidade de atendimento, de 30 para 24 leitos. À época, os índices de ocupação superavam os 80%. Dias depois o governo do Estado determinou a reativação das unidades.

Atualmente o Hospital das Clínicas opera com 30 leitos UTI exclusivos para Covid-19, sendo que há quatro semanas a capacidade tem se mantido em sua totalidade. Por vezes são acionados espaços emergenciais, que também encontram plena ocupação. A unidade atende a pacientes de todo o interior paulista.

Além disso, há 50 vagas em enfermarias exclusivas, sendo que 43 encontram-se ocupadas. O hospital possui 76 pacientes com o novo coronavírus internados.

A portaria pode ser conferida aqui.

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes