Anúncios
Militares da Força Aérea da Polônia visitaram, na última semana, a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). A unidade, responsável pela fabricação de aeronaves para o segmento militar, apresentou aos oficiais o caça A-29 Super Tucano e o cargueiro KC-390 Millennium, que começou a ser desenvolvido em 2009 pela companhia.
Em uma publicação nas redes sociais, a Embraer divulgou que teve a honra de receber, na última semana, a visita da delegação, liderada pelo vice-comandante das Forças Armadas Polonesas, Major General piloto Ireneusz Nowak.
Anúncios

A delegação conheceu as aeronaves da Embraer Defesa & Segurança, as capacidades táticas e técnicas, soluções de manutenção e treinamento, além dos benefícios industriais e econômicos para a Polônia.
Durante a visita à linha de montagem, a delegação realizou voos de demonstração em ambas as aeronaves e trocou informações com membros da Força Aérea Portuguesa, presentes no encontro, sobre a experiência com o Millennium.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/Y/c/2Cc21xScW2fBdqZMmVIw/622193320-1331780828979099-1282819375796645298-n.jpg)
De acordo com a publicação, a aeronave de transporte KC-390 retornará em breve à Polônia para demonstrar as capacidades operacionais utilizando equipamentos militares pertencentes às Forças Armadas Polonesas.
KC-390 Millennium
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/10/21/1_img_8928.jpg)
O KC-390 é um projeto da FAB com a Embraer para produção de um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira. Ele começou a ser desenvolvido em 2009, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto.
A aeronave foi projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.
A-29 Super Tucano
O Super Tucano é um caça de ataque leve, que tem reconhecimento armado e treinamento avançado. O caça é considerado pelo mercado como uma aeronave versátil, podendo ser utilizada em missões de ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contrainsurgência.
Os pontos tecnológicos são destaque do caça, que é equipado com vários sensores e armas de ponta, incluindo um sistema infravermelho com designador a laser, óculos de visão noturna, comunicações de voz seguras e um pacote de link de dados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/e/1/r7MABORpABC0DWQiCwMA/supertucano-1-.jpg)
Ele já foi usado em ações de segurança durante eventos como a Rio + 20, posse da então presidente Dilma Rousseff e na visita do então presidente dos EUA Barack Obama.
Fonte: G1