Anúncios
Milhares de pessoas se reuniram nesta sexta-feira no conjunto megalítico Stonehenge, ao sudoeste da Inglaterra, para dar as boas-vindas ao inverno e ver o primeiro amanhecer depois do solstício, a noite mais longa do ano.
Vestidos com roupas tradicionais, alguns deles como druidas, os presentes não puderam desfrutar do sol devido ao denso nevoeiro que cobria o local no começo da manhã.
Anúncios
A responsável de Stonehenge na organização governamental Patrimônio Inglês, Kate Davies, agradeceu aos “mais de 5 mil presentes” que foram festejar o solstício.
“Foi uma agradável e pacífica celebração, apesar da umidade”, comentou, ao mesmo tempo que elogiou “ver tantas famílias desfrutando da música e cantando ao redor do templo”.
Anúncios
Davies encorajou o público a voltar a Stonehenge durante as festas natalinas, embora informou o espaço ficará fechado entre os dias 24 e 25 de dezembro.
O monumento é visitado anualmente por mais de um milhão de pessoas e milhares participam das cerimônias que dão as boas-vindas aos solstícios de verão e inverno, segundo marca o ancestral calendário druida.
A luz solar durará nesta jornada somente sete horas, 49 minutos e 41 segundos, enquanto o dia mais longo do ano no verão, que ocorre todo dia 21 de junho, pode se prolongar por mais de nove horas.
Embora o solstício dure o dia inteiro, o momento exato é aquele em que o sol, visto da Terra, encontra-se o mais distante possível do “equador celeste”. A hora do fenômeno astronômico aconteceu ontem às 16h28 GMT (14h28 em Brasília).
Stonehenge, situado no condado inglês de Wiltshire e conhecido como O Templo do Sol, tem cerca de 5 mil anos de antiguidade e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986.
Fonte: Yahoo!