29 março, 2024

Últimas:

Milhares de espanhóis protestam em Madri pelo fim da corrida de touros

Anúncios

Milhares de pessoas tomaram as ruas de Madri, neste sábado (10), para reivindicar a “abolição da tauromaquia”, a arte de tourear, depois de terem conseguido a proibição da célebre festa do “Toro de la Vega”, que termina com a morte do animal, abatido com lanças.

Os manifestantes levavam cartazes com lemas como “tourear, escola da crueldade”, ou “corrida, vingança nacional”.

Anúncios

Com megafones, porta-vozes do Partido Animalista contra os Maus-Tratos a Animais (PACMA) pediam “o fim de todos os espetáculos taurinos e festivos sangrentos”.

Fundado há 13 anos, o PACMA mobiliza cada vez mais militantes e manifestantes. O partido conseguiu 284.000 votos nas eleições legislativas de junho passado.

Anúncios

Essa formação milita pela proibição das corridas e também denuncia a “crueldade” de certas tradições, como a de pôr bolas de fogo nos chifres dos touros em certas festas locais.

No semestre passado, a região de Castilla y León (norte) anunciou “a proibição de matar touros em público em festas taurinas populares e tradicionais”. Como consequência, proibiu-se a histórica festa do Touro de la Vega, realizada em setembro na cidade medieval de Tordesillas. Nela, o touro era tradicionalmente perseguido e ferido com lanças, antes de morrer diante da multidão.

“O touro sente, sofre, é um mamífero superior como nós. É uma vergonha nacional”, afirmou a professora Chelo Martín Pozo, de 39, recém-chegada de Sevilha, ao sul, para participar da manifestação.

“Se a corrida me representa, eu não sou espanhola”, frisou, referindo-se a um país onde o embate com o touro é elevado à categoria de arte.

Na passeata, enquanto os manifestantes denunciavam a corrida como “uma tortura”, outros gritavam “mentira”, mostrando o quão polêmico esse tema é na Espanha.

A comunidade autônoma da Catalunha proibiu as corridas em 2012, e várias prefeituras e regiões adotaram medidas para deixar de subvencionar a tauromaquia, ou até mesmo proibir sua realização.

Segundo o jornal El País, em 2015 foram organizadas na Espanha 1.736 corridas e festas taurinas profissionais, 132 a menos do que em 2014. As festas populares são as mais numerosas, porém: 16.383, ao todo, no ano passado.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias