Anúncios
Imagens feitas por um morador de Igaraçu do Tietê, no interior de SP, mostra milhares de camarões mortos espalhados às margens do Rio Tietê.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Igaraçu do Tietê, a principal suspeita para o fenômeno é a redução do oxigênio dissolvido na água, condição que pode ser provocada por uma combinação de fatores climáticos, ambientais e até intervenções humanas.
Anúncios
Os crustáceos começaram a ser encontrados na segunda-feira (2), na prainha de Igaraçu do Tietê, área utilizada como espaço de lazer e localizada próxima à barragem da Usina Hidrelétrica de Barra Bonita (SP).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/z/S/HPeUKpRi6ZbOWkaIgkiQ/novo-projeto.png)
Segundo apuração da TV TEM, parte dos animais foi levada pela correnteza, mas novos camarões sem vida continuaram a aparecer ao longo desta terça-feira (3).
Anúncios
Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) estiveram na prainha na tarde desta terça-feira para realizar vistorias e coletar amostras da água e dos animais, que serão analisadas para identificar as causas do ocorrido.
Em nota, a Auren Energia, responsável pela Usina Hidrelétrica de Barra Bonita, informou que não há qualquer relação entre a usina — que passa por manutenção preventiva da eclusa — e o aparecimento de camarões de água doce em Igaraçu do Tietê.
A empresa afirmou ainda que, ao tomar conhecimento da situação, comunicou a Cetesb e se colocou à disposição para colaborar com os órgãos ambientais na apuração do caso.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/f/K/kBC2BuT9qEi36BAEeqTQ/novo-projeto-1-.png)
Fonte: G1