23 de julho, 2024

Últimas:

Migrantes venezuelanos protestam no México contra nova política dos EUA

Anúncios

Os venezuelanos que insistem em entrar nos Estados Unidos, apesar das novas políticas migratórias que os restringem, protestaram nesta sexta-feira nas fronteiras sul e norte do México, alegando que se tratam de medidas injustas.

Em Chiapas, estado na fronteira com a Guatemala, uma caravana de cerca de 1.000 venezuelanos avançava por uma estrada, na esperança de chegar aos Estados Unidos. Já no nordeste do México, dezenas protestaram em uma das pontes que ligam o estado de Tamaulipas ao estado americano do Texas, bloqueando a passagem por essa via, informaram autoridades.

Anúncios

Um acordo entre Washington e Cidade do México determinou nesta semana que 24.000 venezuelanos poderão entrar nos Estados Unidos por meio de um pedido formal e por via aérea, frustrando o esforço daqueles que tentam atravessar o território mexicano.

Sob o sol intenso de Chiapas e vigiado por um membro da Guarda Nacional, o venezuelano Sandy Araujo, 22, disse à AFP que a medida deveria ter sido informada com antecedência a migrantes como ele, que enfrentam há semanas um trajeto penoso. “É injusto, porque muitos de nós estamos cansados, exaustos, tentando passar, então nos dão essa notícia. Mas seguimos em frente.”

Anúncios

Em Matamoros, que faz fronteira com a americana Brownsville, dezenas de venezuelanos tentaram chegar aos Estados Unidos pela ponte Gateway, segundo a imprensa local.

Desde outubro de 2021, autoridades americanas contabilizaram mais de 155.000 venezuelanos entrando por sua fronteira sul, mais do triplo do que no período anterior.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios CSC, registrador de domínio de classe empresarial e líder mundial na mitigação de segurança de domínio, sistema de nomes...

Categorias