Anúncios
O vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, de 75 anos, garantiu nesta sexta-feira (5) que se sente “muito melhor” após a cirurgia cardíaca à qual foi submetido em Nova York.
“Obrigado a todos por suas mensagens de apoio. Me sinto muito melhor agora e estou me recuperando”, escreveu o artista em sua conta no Twitter.
Anúncios
Jagger também agradeceu à equipe do hospital que o atendeu “por fazerem um excelente trabalho”.
Em razão da saúde do cantor, os Rolling Stones anunciaram no sábado o adiamento de 17 shows da turnê “No Filter” agendados para os Estados Unidos e Canadá, que começariam em 20 de abril.
Anúncios
A revista Billboard informou na noite de quinta-feira que o veterano vocalista foi submetido a uma substituição da válvula aórtica em um procedimento pouco invasivo.
Para evitar a cirurgia de coração aberto, muito mais arriscada, os médicos implantaram a válvula pela artéria femoral na coxa, sem remover a válvula danificada, segundo a Billboard.
A informação não foi confirmada pelo hospital ou por Jagger.
“Recuperação completa” aguardada
Um representante do artista britânico informou através de um comunicado enviado à AFP que o músico “foi submetido a um tratamento com sucesso”, sem dar mais detalhes.
“Está muito bem e se espera que tenha uma recuperação completa”, acrescentou.
Depois de anunciar o adiamento de sua turnê norte-americana, o músico tuitou que estava “devastado” e que ele trabalhará duro “para voltar ao palco o mais rápido possível”.
“Eu realmente odeio desapontá-los assim”, escreveu para seus fãs.
Jagger, que tem oito filhos, cinco netos e uma bisneta, é conhecido por manter altos níveis de energia no palco, apesar de seus setenta anos.
O cantor é conhecido por seguir uma dieta e um programa de exercícios rígidos para manter a forma, e segundo a imprensa um de seus treinadores é o fisioterapeuta norueguês Torje Eike, que trabalha com muitos atletas olímpicos.
No ritmo do coração
O coração contém quatro válvulas, essenciais para seu funcionamento, que se abrem para deixar passar o sangue, sempre no mesmo sentido, e se fecham para impedir o refluxo.
Das quatro válvulas, as que mais apresentam problemas são a aórtica e a mitral. As disfunções podem levar à substituição da válvula por uma artificial, feita de tecido animal ou sintético. É uma operação complicada, com o coração aberto.
Mas nos últimos anos foi desenvolvida uma técnica menos invasiva para substituir a válvula aórtica sem abrir o tórax, por punção de uma veia da região da virilha. O cirurgião passa pela artéria femoral para introduzir a válvula artificial contida em um stent.
Menos traumática, esta técnica permite ao paciente retomar a suas atividades mais rapidamente.
O cirurgião cardíaco e apresentador de televisão Mehmet Oz explicou no Twitter que os pacientes que são submetidos a esta técnica podem receber alta em um dia ou dois.
Oz informou que cerca de 10% das pessoas com a idade de Jagger têm problemas com a válvula aórtica, “o que pode produzir dores no peito e tontura”.
“Cerca de 50% das pessoas que têm esse problema podem morrer em até dois anos caso não sejam operados.
Apoio dos amigos
Os outros integrantes dos Rolling Stones, Ronnie Wood e Keith Richards, expressaram seu apoio a Jagger quando anunciou seu problema médico.
“Uma grande decepção para todos, mas há coisas que precisam ser resolvidas e nos veremos em breve”, disse Richards, que já teve alguns problemas médicos, incluindo uma queda de uma palmeira nas ilhas Fiji em 2006.
“Mick, sempre estaremos aqui contigo!”, acrescentou.
“Isto é para Mick”, escreveu numa rede social Wood, incluindo um Emoji de um braço musculoso.
Fonte: Yahoo!