28 de maio, 2025

Últimas:

México acusa EUA de inconsistência em convites para Cúpula das Américas

Anúncios

O ministro mexicano das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, acusou nesta terça-feira os Estados Unidos de tratamento desigual após Cuba, Venezuela, e Nicarágua não serem convidadas para a Cúpula das Américas realizada em Los Angeles, ao mesmo tempo em que dialoga com governos não democráticos no sudeste asiático.

“A chamada cláusula democrática não é aplicada igualmente em todos os casos, apenas em alguns, quando é conveniente”, escreveu Ebrard em uma coluna publicada pelo jornal mexicano Excelsior, apontando para as relações de Washington com a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e para a formação do Quadro Econômico do Indo-Pacífico, em maio.

Anúncios

Ebrard chamou a decisão norte-americana de “inconsistente, senão contraditória”. Entre os membros da Asean estão Mianmar, comandado por uma junta militar, e o Vietnã, governado pelo Partido Comunista, o único do país.

Os Estados Unidos escolheram não convidar os líderes de esquerda da Venezuela, Nicarágua, e Cuba, de governo comunista, para a Cúpula das Américas em Los Angeles, citando preocupações com a falta de democracia em seus países, segundo uma autoridade sênior do governo norte-americano.

Anúncios

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, retirou sua participação pois os Estados Unidos afirmaram que nem todos os países das Américas seriam convidados.

O presidente norte-americano quer abordar os desafios econômicos e de imigração da região na cúpula. López Obrador disse que, ao invés disso, se reuniria com Biden no mês que vem.

“Sem aquela pressão, sem aquela chantagem lamentável e vergonhosa da cúpula, vamos conversar em julho”, disse López Obrador na terça-feira em uma entrevista coletiva regular.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Neste domingo, 1º de junho, a Sabesp fará uma interdição no fluxo de trânsito para serviço de sondagem e...

Categorias