25 de novembro, 2024

Últimas:

Meteorologistas dos EUA preveem temporada de furacões no Atlântico acima do normal em 2024

Anúncios

A bacia do Atlântico deverá ter uma atividade de furacões acima do normal na temporada de furacões 2024, que vai de 1º de junho a 30 de novembro. A previsão é dos meteorologistas do Serviço Meteorológico Nacional da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Eles preveem de 17 a 25 tempestades (com ventos de mais de 62 km/h ou mais), sendo que 8 a 13 devem se tornar furacões (ventos de 119 km/h ou mais) e, destes, 4 a 7 grandes furacões (categoria 3, 4 ou 5, com ventos de 178 km/h ou mais). Os especialistas têm 70% de confiança nesses intervalos.

Anúncios

“Esta previsão tem intervalos mais elevados do que os de 2005”, disse o principal analista, Matthew Rosencrans, em conferência de imprensa, se referindo ao ano em que ocorreram os furacões Katrina e Rita. “Estes são os intervalos mais elevados que alguma vez previmos.”

A próxima temporada provavelmente terá essa atividade acima do normal devido a uma confluência de fatores, incluindo o aumento da temperatura oceânica no Atlântico, a redução dos ventos alísios do Atlântico e menos cisalhamento – uma mudança brusca na velocidade e/ou na direção – do vento.

Anúncios

A previsão da NOAA, segundo a Reuters, está alinhada com outras perspectivas iniciais. O serviço de meteorologista privado AccuWeather, por exemplo, disse que há uma chance de 10% a 15% de 30 ou mais tempestades nomeadas na temporada de furacões de 2024.

Meteorologistas dos EUA preveem temporada de furacões no Atlântico acima do normal em 2024

A Universidade Estadual do Colorado, por sua vez, divulgou uma análise em abril na qual projetou cinco grandes furacões de um total de 11 que fazem parte de 23 tempestades tropicais nomeadas.

“O mau tempo e as emergências podem acontecer a qualquer momento, e é por isso que os indivíduos e as comunidades precisam estar preparados hoje”, salientou Erik Hooks, vice-administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês), em comunicado. “Já estamos vendo tempestades se movimentando por todo o país, o que pode trazer perigos adicionais, como tornados, inundações e granizo. Adotar uma abordagem proativa ao nosso cenário climático cada vez mais desafiador hoje pode fazer a diferença na forma como as pessoas poderão se recuperar amanhã”.

O Centro de Previsão Climática da NOAA informou que atualizará as perspectivas sazonais do Atlântico para 2024 no início de agosto, antes do pico histórico da temporada.

Fonte: Um Só Planeta – Foto: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Tiago Tessmann, especialista em marketing digital, aconselha que empreendedores dominem o tráfego pago antes de considerar a terceirização, pois o...

Categorias