26 abril, 2024

Últimas:

Mesmo com recuo do Governo de SP, Piracicaba mantém liberação do uso de máscaras ao ar livre

Anúncios

O governo de São Paulo recuou e desistiu de liberar o uso de máscara em ambientes ao ar livre, medida que estava prevista para entrar em vigor no dia 11 de dezembro. Em Piracicaba (SP), porém, as máscaras não são mais obrigatórias em ambientes ao ar livre desde o início de novembro. Conforme informou a prefeitura nesta quinta-feira (2), por enquanto a medida permanece valendo.

Na última semana, quando o Governo de SP anunciou a liberação das máscaras, a administração informou que em Piracicaba é obrigatório o uso apenas em locais fechados desde 1º de novembro. A medida leva em conta o avanço da vacinação.

Anúncios

“Com 101% da população com 12 anos ou mais vacinada com 1ª dose ou dose única e 94% dessa população vacinada com a 2ª dose ou dose única, e a melhora nos índices de ocupação de leitos de UTI Covid, além da diminuição do número de casos e óbitos […]”, diz nota oficial enviada à época.

Porém, nesta quinta-feira (2) o governador João Doria (PSDB) anunciou que vai recuar na decisão e manter obrigatório o uso das máscaras em todos os ambientes.

Anúncios

A confirmação de três casos da variante ômicron nesta quarta (30) fez o comitê científico que orienta a gestão de João Doria (PSDB) adiar a flexibilização.

“Na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19”, diz a nota da pela gestão estadual.

Em nota, a Secretaria de Saúde do estado informou que o decreto que obriga o uso de máscaras permanece vigente e que decidiu manter a obrigatoriedade em espaços abertos por conta da confirmação de casos da variante ômicron.

“As definições são sempre anunciadas publicamente em momento oportuno para orientações à população. O não uso de máscaras em locais públicos prevê multas de R$ 552,71 por pessoa física, conforme resolução estadual.”

A pasta não comentou a decisão da Prefeitura de Piracicaba de não exigir uso de máscaras ao ar livre.

Limeira

Já a Prefeitura de Limeira (SP) informou que vai continuar seguindo as regras sanitárias definidas pelo Governo do Estado, com decreto que segue todas as diretrizes estaduais.

Ainda segundo a administração, não há necessidade de editar novo decreto sobre o tema, pois o uso das máscaras em locais públicos já é obrigatório no município.

Outros estados e países

O governo do estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a autorizar os municípios a acabar com a obrigação de uso de máscaras em locais abertos, desde que não tenha aglomerações. A medida entrou em vigor no dia 28 de outubro.

O uso já deixou de ser obrigatório também nas ruas do Distrito Federal.

No exterior, há países que estudam voltar a instituir o uso obrigatório da máscara mesmo em espaços abertos. É o caso de Portugal, onde o presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu o retorno do uso obrigatório da proteção em todas as situações.

Na Holanda, o governo voltou atrás e passou a exigir o uso de máscara em diversos espaços públicos onde elas haviam sido liberadas. No entanto, o uso ainda não é obrigatório na rua.

Já na Rússia, o uso de máscara em público passou a ser obrigatório desde o final de outubro em espaços públicos.

Além desses países, outros retomaram a recomendação do uso de máscara para ambientes fechados, que havia sido liberada anteriormente, como Estados Unidos. Diversos países do Leste Europeu também passaram a exigir a proteção em espaços públicos nas últimas semanas.

Fonte: G1 – Foto: Ronaldo Oliveira/ EPTV

Últimas

Botucatu: Obituário 26 de abril de 2024

26/04/2024

Anúncios Ravi Silveira Barbosa – 0 anos Sepultamento Cemitério Jardim 26/04/24 às 16h30 Sem velório Anúncios...

Categorias