Anúncios
Neste sábado (17), rei Charles III comemora seu aniversário, em Londres, em um cerimônia tradicional chamada “Trooping the Colour” (ou “Cortejo de Aniversário do Rei”). O evento, marcado para às 10h (6h, horário de Brasília), acontece meses antes do verdadeiro aniversário do monarca do Reino Unido, que nasceu em 14 de novembro de 1948.
A celebração ocorre há mais de 260 anos e conta com a atuação de 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos, que desfilam pelas ruas da capital britânica. Integrantes da realeza também costumam participar da parada em carruagens ou a cavalo.
Anúncios
O Palácio de Buckingham anunciou que, em 2023, rei Charles III cavalgará durante o desfile, marcando a primeira vez que isso acontece desde 1986. Do ano seguinte em diante, a rainha Elizabeth II, então à frente do Reino Unido, participou do evento a bordo de uma carruagem.
A celebração é antecedida por um ensaio conhecido como Colonel’s Review, que neste ano aconteceu no último sábado (10). Na data, o herdeiro do trono, neste caso o príncipe William, que é coronel honorário da Guarda Galesa, inspeciona as tropas.
Anúncios
Durante o ensaio da semana passada, pelo menos três integrantes da Guarda Real desmaiaram por causa do calor.
O que acontece durante a cerimônia?
O desfile parte do Palácio de Buckingham, passa por marcos importantes nas redondezas, como o The Mall e o Horse Guard’s Parade, e para no Regimento Montado da Cavalaria Doméstica. Chegando lá:
- Os soldados da Household Division recebem o rei com uma saudação real.
- O rei inspeciona as tropas, composta por oficiais totalmente treinados e operacionais que vestem uniforme cerimonial (túnicas vermelhas e chapéus de pele de urso).
- A banda militar toca enquanto os soldados marcham diante do monarca, se preparando para a parte principal da cerimônia.
- A bandeira regimental é escoltada enquanto passa pelas fileiras de soldados. Esta é a parte central da cerimônia e homenageia um regimento militar diferente a cada ano. Em 2023, o grupo homenageado é a Guarda Galesa, o Regimento de Infantaria Sênior do País de Gales.
- O rei se posiciona à frente dos soldados para liderar o trajeto de retorno, que é o mesmo do desfile inicial.
Chegando ao Palácio de Buckingham, o monarca é saudado novamente pelas tropas. Uma salva de 41 tiros também é disparada em Green Park para marcar a ocasião.
A exibição termina com um sobrevoo da Força Aérea Real que conta com mais de 60 aeronaves e é assistido pelos membros da família real da sacada do Palácio de Buckingham.
Por que a celebração não acontece no aniversário verdadeiro do rei?
Considerando o clima imprevisível da Grã-Bretanha, os aniversários verdadeiros dos reis e rainhas coincidiam, muitas vezes, com o inverno, períodos chuvosos ou dias nublados. Por isso, desde o reinado de Edward VII (1901 – 1910), o “Trooping the Color” acontece em maio ou junho, quando o clima da região é mais estável.
Qual a origem do evento?
Acredita-se que o “Trooping the Color” foi realizado pela primeira vez durante o reinado de Charles II (1660 – 1685). À época, marchava-se com a bandeira em frente aos regimentos antes e depois de cada batalha para que todos os soldados pudessem ver que ela havia sido capturada pelo inimigo.
Em 1748, foi decidido que o desfile seria usado para marcar o aniversário oficial do monarca e tornou-se um evento anual depois que George III se tornou rei, em 1760. O cortejo acontece todos os anos desde 1820 e só foi cancelado em ocasiões excepcionais, como períodos de luto, durante guerras e a pandemia de covid-19.
Fonte: Agências