11 de janeiro, 2025

Últimas:

Menino sofre paralisia cerebral após comer uma maçã em creche da Nova Zelândia

Anúncios

Um menino de apenas um ano e dez meses sofreu uma paralisia cerebral na creche Little Lights Kindy, Nova Zelândia, após engasgar com um pedaço de maçã e ter uma parada cardíaca por cerca de 30 minutos. As informações são do Daily Mail.

A fruta oferecida no lanche da tarde e cortada em pequenos pedaços, sem casca, ficou presa na garganta de Neihana Renata, impedindo a criança de respirar. O caso ocorreu em 31 de maio de 2016.

Anúncios

O menino, que gostava de correr e brincar, agora praticamente não consegue se mexer. Ele estava acompanhado da irmã gêmea Aotea Renata na ocasião. “Nós basicamente recebemos a notícia que temos um filho que pode respirar. Ele estava completamente parado, sem movimentos, ele podia abrir os olhos, mas não tinha nada lá. Ele só podia respirar”, desabafou Wi Renata, pai da criança.

Neihana passou dois meses internado no hospital. Sua mãe, Marama, precisou abandonar a carreira médica para cuidar integralmente do menino. Ela não culpa os professores pelo que aconteceu, mas faz um alerta sobre a fruta, que é considerada perigosa para crianças pequenas. Ela não entende porque a maçã foi entregue ao seu filho de apenas 1 anos de idade.

Anúncios

Marama acredita que o acidente poderia ter sido evitado, até porque o próprio Ministério da Saúde da Nova Zelândia cita maçãs cruas como um risco para crianças de até 5 anos de idade, recomendando que a fruta seja cozida ou ralada justamente para evitar o risco de um engasgo.

Um relatório publicado pelo grupo ChildForum concluiu que se a maçã não tivesse sido oferecida à criança, o acidente não teria acontecido. Eles também se atentaram para os primeiros socorros prestados pela instituição após Neihana engasgar — mas os questionamentos foram negados após a conclusão do inquérito. “Investigações revelam que os professores da creche Little Lights responderam de maneira apropriada, usando o treinamento em primeiros socorros para evitar repercussões sérias”.

Após a repercussão do caso, ficou definido que maçãs e outras frutas e vegetais duros não serão entregues às crianças com menos de 3 anos de idade — sendo excluídos os casos de alimentos cozidos, descascados e ralados.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Janeiro é o mês das férias escolares de verão. Para aproveitar esse período de descanso das crianças e adolescentes,...

Categorias