19 abril, 2024

Últimas:

Menina de três anos é escolhida a nova ‘deusa viva’ do Nepal

Anúncios

Uma menina de três anos foi eleita nesta quinta-feira (28) a nova “Kumari”, a tradicional menina deusa viva que é venerada por hindus e budistas no país do Himalaia há 500 anos. Ela sucede sua antecessora que se aposentou aos 12 anos ao supostamente alcançar a idade de sua primeira menstruação.

A menina Trisnha Shakya foi levada entre fotógrafos e nos braços do seu pai ao Palácio Kumari Ghar de Katmandu, onde ficará reclusa pelos próximos nove anos com esporádicas saídas ao exterior em festividades religiosas.

Anúncios

“Temos Trishna Shakya como a nova deusa. Ela substituiu agora Martina Shakya, que completou 12 anos”, disse à Agência Efe o sacerdote Uddhav Karmacharya, um dos membros do comitê que selecionou a nova menina deusa.

“Escolhemos Trishna entre muitas outras meninas porque seu mapa astral era mais adequado que o das outras”, explicou.

Anúncios

As meninas Kumari (palavra que significa menina solteira) têm que pertencer à comunidade indígena de Newar e à família Shakya e, no momento da escolha, ter entre dois e quatro anos.

Além disso, devem cumprir uma série de requisitos, como ter um determinado mapa astral ou uma voz clara.

Trisnha Shakya, nova ‘deusa viva’ no Nepal, é levada por seu pai a palácio onde ficará reclusa pelos próximos 9 anos (Fotos: Reprodução)

Tradição

Segundo a tradição, as meninas escolhidas como “deusas vivas” são a reencarnação da deusa hindu Kali e o mandato se estende até que cheguem aos 12 anos, momento em que supostamente menstruam pela primeira vez e a partir do qual abandonam o templo.

Frequentemente vistas como uma atração turística, as meninas deusas recebem educação no complexo em que ficam reclusas, onde inclusive fazem os exames oficiais, e podem receber a visita diária de seus pais.

É o caso de Martina, eleita em 2008, a primeira Kumari do período republicano – apesar de tradição das meninas deusas estar muito ligada à já extinta monarquia no país.

“Ela é livre agora e pode estudar onde quiser. Também pode se casar se assim desejar”, explicou à Agência Efe o sacerdote Karmacharya sobre a antiga Kumari, que se despediu com honras de estado.

Motivo de orgulho

Para as famílias das meninas deusas, a escolha costuma ser um motivo de orgulho, apesar do isolamento.

“É um momento de orgulho para nós. Estou extremamente feliz que a minha filha tenha sido eleita como a deusa viva”, disse à imprensa o pai da nova Kumari, Bijay Ratna Shakya.

De fato, centenas de pessoas na capital acompanharam a nova Kumari em uma procissão com música tradicional desde sua casa até o templo de Taleju, onde aconteceu a cerimônia de boas-vindas e se encontrou com a sua antecessora.

Depois, a antiga Kumari se despediu com uma homenagem do Exército e foi levada escoltada por centenas de pessoas ao lar que abandonou há quase uma década.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Ação contra a dengue neste domingo será em três bairros do Setor Sul da Cidade

19/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Botucatu, através...

Categorias