Anúncios
Uma menina de 4 anos morreu na tarde de quarta-feira (19) depois de ter sido picada por um escorpião no Jardim Jandaia, zona Norte de Ribeirão Preto (SP). Este é o primeiro registro de morte em razão de acidente envolvendo o animal peçonhento na cidade este ano.
De acordo com o boletim de ocorrência, a criança foi levada à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) na segunda-feira (17) após ter sido picada em casa. Ela foi internada no centro de terapia pediátrica, mas não resistiu.
Anúncios
O corpo da criança foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), e o caso foi registrado na Polícia Civil como morte suspeita.
De acordo com a bióloga do Departamento de Vigilância em Saúde, Roberta Azevedo, na região de Ribeirão Preto acontecem os acidentes mais graves por conta dos escorpiões amarelos, que são os mais perigosos.
Anúncios
“As crianças correm mais risco porque ainda não tem a imunidade completa formada, e muitas vezes a quantidade de veneno que é inoculada é muito grande para o peso da criança e isso gera um acidente mais grave”, informa a bióloga.
Ainda segundo a bióloga, a pessoa deve procurar atendimento médico o mais rápido possível após o acidente, já que nesse momento cada segundo conta.
“Pode procurar uma unidade básica que todas estão aptas para receber esse tipo de acidente. O soro está presente apenas na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, mas se for necessário, a unidade faz a regulação para o HC. Se a pessoa for socorrida rapidamente da tempo”, informa, a bióloga.
Segundo dados do Departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto, de janeiro a maio deste ano, foram registrados 713 acidentes com escorpiões. São 30 casos a mais do que o registrado no mesmo período de 2022. No ano passado inteiro, o departamento registrou duas mortes.
Ainda de acordo com o departamento, até o momento, entre os casos graves e moderados, as crianças são as mais afetadas. Foram 16 acidentes com menores de 10 anos, segundo o levantamento.
Fonte: G1