20 de setembro, 2024

Últimas:

Menina de 8 anos acha adaga da Idade da Pedra perto de escola na Noruega

Anúncios

Uma adaga fabricada por pessoas da Idade da Pedra há 3,7 mil anos foi descoberta por uma menina de 8 anos enquanto ela brincava perto de sua escola na Noruega. A criança achou o artefato de pedra em uma área rochosa no condado de Vestland.

“Eu ia pegar um pedaço de vidro e a pedra estava lá”, relata a menina, chamada Elise, em comunicado de Vestland, escrito em norueguês e emitido no último dia 2 de maio.

Anúncios

A garotinha informou a descoberta à sua professora, Karen Drange, que viu que a pedra parecia antiga. A docente contatou o conselho do condado e arqueólogos locais examinaram o artefato marrom-acinzentado.

A adaga de quase 12 centímetros de comprimento encontrada pela menina provavelmente foi criada durante o período neolítico (Foto: Vestland County Municipality)

A arqueóloga de Vesteland, Louise Bjerre Petersen, identificou a adaga. Ela afirma no comunicado que a ferramenta de quase 12 centímetros de comprimento é um achado raro.

Anúncios

O objeto de sílex, uma rocha sedimentar dura, que não ocorre naturalmente na Noruega, pode ter vindo do Mar do Norte, na Dinamarca. Este tipo de adaga está frequentemente em achados de sacrifício, segundo os arqueólogos que a analisaram.

Uma menina de 8 anos que brincava perto de sua escola na Noruega encontrou uma adaga da Idade da Pedra (Foto: Vestland County Municipality)

Conforme o site Yahoo News, a adaga foi entregue ao Museu da Universidade do Condado de Vestland em Bergen, segunda maior cidade norueguesa.

Os especialistas do Conselho do Condado de Vestland e do museu exploraram os terrenos da escola em busca de mais artefatos. Porém, os pesquisadores não acharam nenhuma outra evidência que remontasse à Idade da Pedra.

De acordo com o site Live Science, com base em seu estilo, o artefato provavelmente data do Neolítico, uma época em que humanos pré-históricos moldavam ferramentas de pedra. No período, os hominídeos passaram a domesticar animais e a plantar, construir aldeias permanentes e desenvolver artesanato, como a cerâmica.

Fonte: Galileu

Talvez te interesse

Últimas

Criminosos enviam QR Codes maliciosos via engenharia social e passam a usar o aplicativo junto com a vítima, que não...

Categorias