Anúncios
Após a Justiça determinar que a tutela dos búfalos encontrados em situação de abandono, em fazenda de Brotas, no interior de São Paulo, voltassem para o antigo dono, famosos, como Luana Piovani, Luísa Mell e Xuxa Meneghell, protestaram pelas redes sociais contra a decisão.
No início do mês, a Polícia Ambiental recebeu uma denúncia e flagrou 335 fêmeas e 332 bezerros, todos do gênero bubalus (búfalo-asiático), em situação de abandono na Fazenda Água Sumida.
Anúncios
O proprietário Luiz Augusto Pinheiro de Souza foi multado em mais de R$ 2 milhões e chegou a ser preso, mas foi solto após pagar fiança de R$ 10 mil.
Segundo o advogado de defesa, Celio Barbará, a fazenda oferece alimento e água aos animais e que nunca houve maus-tratos. Também disse que há um veterinário responsável por cuidar do gado e que irá vacinar e dar todos os tipos de medicamentos necessários para eles.
Anúncios
Uma decisão judicial concedeu, desde 11 de novembro, a responsabilidade temporária pelo tratamento dos animais à ONG Amor e Respeito Animal (ARA). Entretanto, na última quinta-feira (18), a juíza Marcela Machado Martininano retirou a tutela provisória dos animais da ONG e devolveu ao dono da fazenda.
Luísa Mell
A ativista Luísa Mell repostou um texto escrito pelo fisioculturista Parú Vegan e chegou a fazer uma transmissão ao vivo com um dos ativistas da causa animal que está atuando na Fazenda Água Sumida.
Xuxa Meneghell
A apresentadora Xuxa Meneghell publicou um vídeo, o qual a rede social classificou como conteúdo sensível por conta das imagens da situação dos animais, explicando a situação de abandono que os búfalos foram encontrados. Ela classificou o episódio como ‘absurdo’.
“Não podemos deixar isso impune! Esses animais precisam de cuidados, o culpado precisa ser punido e perder o direito de ser tutor ou “dono” deles”, disse em um dos trechos.
Luana Piovani
A atriz Luana Piovani gravou diversos stories relatando a situação dos animais e pediu o apoio do deputado estadual e delegado Bruno Lima (PSL), de São Paulo, conhecido por defender a causa animal.
A atriz também fez críticas à juíza que devolveu a tutela dos bufálos ao antigo dono.
“Justiça, perdoem os que não são justos. Como é que um juiz deixa um cara fazer isso? Ele não está deixando as pessoas ajudarem as búfalas. Mandou os capangas lá para matar as búfalas. Gente. Olha, eu vou te dizer, quanto mais eu vivo, mais vergonha do ser humano eu tenho”, disse.
Entenda o caso
A Polícia Ambiental de Brotas foi acionada, em 6 de novembro, para comparecer à fazenda Água Sumida por conta da existência de búfalos em situação de desnutrição e maus-tratos.
No local, a Polícia Ambiental constatou que 667 animais estavam em situação de abandono e outros 22 foram encontrados mortos.
Em 11 de novembro, a Justiça determinou a prisão do proprietário e concedeu a tutela provisória à ONG ARA para que os animais sobreviventes recebessem os devidos tratamentos e para evitar a morte de outros no rebanho.
Ao longo do trabalho na fazenda, os voluntários encontraram mais cabeças de gado, totalizando quase mil. Voluntários montaram um hospital de campanha para cuidar dos animais em estado de desnutrição.
Na última quinta-feira (18), a decisão, assinada pela juíza Marcela Machado Martininano, retirou a tutela provisória dos animais da ONG Amor e Respeito Animal (ARA) e devolveu ao proprietário da fazenda.
No sábado (20), voluntários fizeram um protesto na praça Amador Simões contra a decisão e, no domingo (21), prendeu em flagrante dois funcionários da fazenda após uma nova denúncia de maus-tratos aos búfalos que estão no local.
Fonte: G1