29 março, 2024

Últimas:

Mas afinal, por que ter amigos é tão importante para as crianças?

Anúncios

Você já sabe que brincar é fundamental para as crianças e que ter amigos é indispensável na infância, mas um estudo recente mostrou como e porque isso acontece. Para lançar um novo produto chamado KIDV!D – uma bolacha para as crianças dividirem com os amigos – a Bauducco realizou um estudo com a doutora em Antropologia e Pedagogia, Adriana Friedman. A pesquisa, intitulada Dividir para Somar, tem o intuito de mostrar como o ato de brincar e de socializar com outras crianças é importante para o desenvolvimento infantil.

No estudo, a antropóloga ressalta que nem sempre é através da palavra que todos têm  habilidade de se expressar e é por esse motivo que o brincar é uma forma expressiva tão fundamental para o desenvolvimento do ser humano. O brincar facilita a expressão de medos, tristezas, frustrações, angústias, sentimentos de insegurança que as crianças vivem mas não conseguem verbalizar. E observar as atitudes das crianças e suas emoções durante as brincadeiras é uma forma dos adultos as conhecerem e entenderem melhor.

Anúncios

Em relação à importância de ter amigos e brincar junto, o estudo mostrou que, além de dar a criança meios de entretenimento, as amizades proporcionam um sentimento de pertencimento e até bases para a formação da própria identidade.

Cada tipo de brincadeira contribui de uma forma diferente para o desenvolvimento. Brincadeiras mais corporais, como esconde-esconde e pega-pega, trabalham a atenção e a coordenação motora. Brincadeiras de faz-de-conta podem ajudar as crianças na socialização, aprendendo a se colocar no lugar dos outros. Atividades de roda são ótimas para se sentir membro de um grupo e as mais lúdicas têm o potencial de desenvolver a criatividade, a descoberta e a autonomia, por exemplo.

Anúncios

Acesse www.liceuanglo.com.br – A melhor escolha para seu filho

Brincar, dividir e somar

Veja algumas atividades sugeridas pelo estudo com o objetivo de dividir para somar!

–    Propor a construção de um mural cooperativo, com fotos e desenhos realizados

pelas crianças

–    Estimular a confecção de jornais e blogs com notícias, palavras cruzadas, desenhos, poesias de autoria das crianças

–    Sugerir vídeos que passem mensagens positivas, e, ao final, refletir sobre essas mensagens

–    Proporcionar acesso a livros que estimulem a formação de valores positivos

–    Apresentar diversidade de jogos cooperativos e estimular a criação e transformação de outros jogos (competitivos), tornando-os mais cooperativos

–    Utilizar a música e a dança como forma de integrar e aproximar as pessoas

–    Mostrar outras maneiras de se praticar esporte, tirando o caráter competitivo

Fonte: Pais & Filhos

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias