Marmota Phil prevê mais seis semanas de inverno nos EUA

Os Estados Unidos terão mais seis semanas de inverno, “previu” a marmota Phil nesta quarta-feira (2) na tradicional festa em Punxsutawney, no estado da Pensilvânia.

O Dia da Marmota marca a preparação dos americanos para o fim da temporada de inverno, e é celebrado no país desde 1886.

“Eu não poderia imaginar um destino melhor”, disse o tutor da marmota, após examinar o animal e “conversar” com ele. “Com minha sombra eu previ, um longo e brilhante inverno com mais seis semanas.”

Marmota Phil ‘dá entrevista’ após ‘prever’ mais seis semanas de inverno nos EUA em foto de 2 de fevereiro de 2022 (Foto: Reprodução)

O evento do Dia da Marmota é tradicional, remonta a 1886, mas se tornou popular depois do filme “Groundhog Day” (de 1993, traduzido no Brasil como “Feitiço do Tempo”) e costuma atrair turistas.

No ano passado, por conta das medidas sanitárias, a celebração aconteceu sem a presença de uma plateia física. Neste ano, milhares puderam participar da festa.

A lenda em torno da cerimônia diz que Phil é efetivamente a mesma marmota desde o princípio – apesar de isso ser impossível, já que elas vivem apenas cerca de seis anos.

Marmota Phil com um de seus tutores em foto de 2 de fevereiro de 2022 (Foto: Reprodução)

A tradição de observar o comportamento do roedor remonta aos imigrantes alemães que se estabeleceram na região.

A superstição diz que se o animal que está hibernando sair da toca e sua sombra aparecer no dia 2 de fevereiro, o inverno deve durar mais seis semanas.

Se nenhuma sombra for vista, a primavera virá mais cedo. Os fazendeiros da área utilizavam o método para tomar decisões sobre a semeadura dos campos.

Marmota Phil após previsão do inverno em 2 de fevereiro de 2022 (Foto: Reprodução)

Desde que a tradição começou, Phil viu sua sombra mais de 100 vezes e não a viu outras 18 vezes. Algumas previsões não são conhecidas.

Moradores da cidade agora vão “se preparar” para enfrentar mais frio.

Fonte: Yahoo!