Anúncios
O ex-ministro da Ciência e Tecnologia Astronauta Marcos Pontes (PL) foi eleito senador por São Paulo neste domingo com 49,68% dos votos válidos, ou 10.707.740 votos. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) às 21h33, com 99,92% das urnas apuradas.
O segundo mais votado foi o ex-governador Márcio França (PSB), com 36,26% dos votos válidos, ou 7.814.825 votos.
Anúncios
França liderou as pesquisas de intenção de votos desde o início da campanha. No sábado (1º), aparecia com 43% dos votos válidos no Ipec e com 45% no Datafolha. Já Pontes tinha 31% tanto no Ipec quanto no Datafolha.
Em nenhum momento da campanha, França e Pontes chegaram a travar um duelo pela preferência do eleitor, já que ex-governador manteve uma distância confortável do ex-ministro da Ciência e Tecnologia. Marcos Pontes cresceu bastante nas pesquisas, mas entrou na disputa no limite do prazo e superou nomes como Carla Zambelli (PL) e Janaína Paschoal (PRTB), que viu chances de eleição minguarem com o crescimento de Pontes.
Anúncios
Pontes vai compor o trio de senadores por São Paulo ao lado de Mara Gabrilli, do PSDB, e de Alexandre Giordano, do MDB, que assumiu a vaga conquistada por Major Olímpio, que morreu por Covid em março de 2021. O ex-ministro assume o lugar de José Serra (PSDB).
Confira o resultado total após 99,92% das urnas apuradas:
Fontes: G1 e TSE