Anúncios
Todos os anos, a primeira chuva substancial da estação chuvosa faz com que dezenas de milhões de caranguejos vermelhos adultos deixem as suas casas na floresta, no interior da Ilha Christmas ou Ilha do Natal, um dos territórios externos da Austrália, e marchem em direção à costa para acasalar e desovar. A remota Ilha Christmas fica a 1.500 km do continente australiano e a 350 km ao sul da ilha indonésia de Java.
Os funcionários do parque nacional da Ilha Christmas passam meses em preparação para a migração em massa, estabelecendo quilômetros de barreiras temporárias nas estradas para canalizar os caranguejos migrantes para a segurança de passagens subterrâneas e superiores. Quando necessário, eles também desviam o “tráfego dos caranguejos” enquanto os animais correm para a costa.
Anúncios
The sights of millions of little feet tapping away to the beat of the annual migration all with a common goal and purpose. The Christmas Island Red Crab migration is one of nature’s greatest wonders
— Massimo (@Rainmaker1973) August 31, 2023
[📹 WeXploretravel]pic.twitter.com/TGn9W0IXFq
O gestor do parque, Derek Ball, disse ao Guardian que o caranguejo vermelho é a espécie-chave da ilha, e toda a comunidade contribui para facilitar o “fenômeno fascinante”. “Ao longo de muitos anos, também temos como alvo a maior ameaça do caranguejo vermelho, a invasora formiga louca amarela”, disse ele em comunicado no domingo de Natal (24).
“Ao reduzir o seu número, o número da população de caranguejos vermelhos é maior do que vimos em décadas, o que é um resultado notável não só para os caranguejos vermelhos, mas para todo o ecossistema da ilha”, concluiu.
Anúncios
As formigas em questão foram detectadas pela primeira vez na ilha na década de 1920, mas foi só quando as primeiras supercolônias se formaram, no final da década de 1980, que elas se tornaram um problema. As formigas mataram dezenas de milhões de caranguejos vermelhos ao longo dos anos, pulverizando-os com um ácido fórmico potente.
Mas há menos invasores agora, depois que os cientistas introduziram neste habitat uma micro-vespa para atacar um inseto que historicamente forneceu às formigas uma fonte abundante de alimento.
O caranguejo vermelho é encontrado na Ilha Christmas e, em muito menor extensão, nas vizinhas Ilhas Cocos. Sua população mais que dobrou nos últimos cinco anos, de 50 milhões para mais de 100 milhões.
“Esse fenômeno natural icônico não é apenas incrível de ver, mas também uma fantástica história de sucesso de como podemos trabalhar juntos para proteger melhor as nossas preciosas espécies nativas”, disse no domingo a ministra federal do Ambiente da Austrália, Tanya Plibersek.
Fonte: Um Só Planeta