Anúncios
Quem tem filhos em idade escolar, certamente já ouviu alguma mãe ou pai se queixar que o filho pegou essa virose, o fato é que há um alerta para que os pais estejam atentos à ela. Trata-se da doença conhecida como “Doença mão pé boca ” (HFMD, sigla em inglês), uma virose bastante contagiosa, provocada pelos sorotipos do Vírus Coxsackie.
Segundo Dr. Drauzio Varela, este vírus normalmente habita nosso sistema digestivo e podem provocar sintoma como estomatite. O alerta para os pais de crianças em creches e pré-escola é que o vírus costuma atacar o organismo de crianças até 5 anos. Apesar de que, outras idades da infância e adultos também podem se infectar e transmitir a virose.
Anúncios
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e falta do apetite. Há, também, garganta inflamada intensa. Mas a característica principal da doença é o desenvolvimento de muita coceira com bolhas muito pequenas nas mãos e nos pés. O prurido dói quando pressionado ou tocado.
Todo cuidado é pouco, pois o vírus encontra facilmente um caminho para infectar as crianças através de secreções das vias respiratórias, secreções das feridas das mãos ou dos pés e pelo contato com fezes dos pacientes infectados. Isso quer dizer que beijinhos, contato com catarro, dividir copo, brinquedos, roupas e objetos, por exemplo.
Anúncios
O vírus costuma contaminar na primeira semana, quando ainda está em um período de incubação, que leva de 3 a 7 dias. Os pais se quer sabem que o filho está contaminado quando, ele mesmo já está espalhando a doença nos amiguinhos.
Não há vacina para a HFMD. Normalmente, assim como ocorre com outras infecções virais, ela tende a regredir de forma espontânea. A melhor forma de evitar a doença é intensificar a higiene do seu filho. Lavar sempre as mãos ao contato com locais públicos, é indispensável. Tomar um bom banho ao chegar da escola ou da creche trocando sempre de roupa.
Fonte: Diário de Biologia