19 abril, 2024

Últimas:

Manifestantes em Hong Kong fazem vigília por 30 anos de ato de repressão da China

Anúncios

Milhares de pessoas participaram, nesta terça-feira (4), de uma vigília à luz de velas em Hong Kong para marcar os 30 anos do dia em que tropas chinesas abriram fogo contra estudantes pró-democracia na Praça da Paz Celestial – também conhecida como Praça Tiananmen – em Pequim, na China.

Entre as demandas dos estudantes em 1989 estavam a liberdade de imprensa, de expressão e de manifestação, além da divulgação dos recursos financeiros dos representantes políticos.

Anúncios

“O tema é um dos tabus mais resguardados pela ditadura chinesa. As datas de 3 e 4 de junho – o massacre ocorreu ao longo do fim de semana – são proibidas em mecanismos de busca na China. Para falar no assunto em código, é comum chineses usarem o fictício “35 de maio””, escreve o colunista  Helio Gurovitz.

Milhares de pessoas participaram de uma vigília à luz de velas no Parque Victoria, em Hong Kong, pelos manifestantes que foram vítimas da brutalidade do governo chinês há três décadas na Praça da Paz Celestial, em Pequim.  — Foto: Tyrone Siu/Reuters
Milhares de pessoas participaram de uma vigília à luz de velas no Parque Victoria, em Hong Kong (Foto: Reprodução)

Hong Kong é a única região sob jurisdição de Pequim que realiza atos públicos significativos sobre a repressão de 1989 e elabora memoriais para suas vítimas.

Anúncios

Os manifestantes desta terça-feira (4) reuniram-se no Victoria Park segurando velas e cartazes. Outros se juntaram ao redor de uma réplica da estátua da deusa da democracia, que foi erguida na Praça da Paz Celestial em 1989. A polícia estimou o público em 37 mil pessoas; os organizadores, em 180 mil.

Na Universidade de Hong Kong, 12 alunos deixaram buquês de flores no “Pilar da Vergonha”, uma escultura do artista dinamarquês Jens Galschiot em homenagens às vítimas da repressão.

Vigília à luz de velas no Parque Victoria, em Hong Kong, pelos manifestantes que foram vítimas da brutalidade do governo chinês há três décadas na Praça da Paz Celestial, em Pequim. — Foto: Vincent Yu/AP
Vigília à luz de velas no Parque Victoria, em Hong Kong (Foto: Reprodução)

“É muito importante que o povo de Hong Kong continue a lembrar a tragédia de 4 de junho e, de fato, preserve a memória”, afirmou Richard Tsoi, vice-presidente da Aliança de Hong Kong em Apoio aos Movimentos Patrióticos Democráticos da China.

Lembrança

Na China continental, as autoridades implantaram uma zona de segurança em torno da Praça da Paz Celestial. A China nunca forneceu um número de mortos para a violência de 1989. Entidades de direitos civis e testemunhas dizem que pode chegar aos milhares, diz a Reuters.

Vigília à luz de velas no Parque Victoria, em Hong Kong, pelos manifestantes que foram vítimas da brutalidade do governo chinês há três décadas na Praça da Paz Celestial, em Pequim. — Foto: Edwin Kwok/AP
Vigília à luz de velas no Parque Victoria, em Hong Kong (Foto: Reprodução)

Em Pequim, perto da praça, um homem de 67 anos afirmou à Reuters que se lembrava dos acontecimentos de 4 de junho daquele ano.

“Eu estava voltando para casa do trabalho. A avenida Changan estava repleta de veículos incendiados. O Exército Popular de Libertação (PLA, em inglês) matou muitas pessoas. Foi um banho de sangue ”, disse o homem, cujo sobrenome era Li.

Questionado se ele achava que o governo deveria dar um relato completo da violência, ele respondeu: “Para quê? Esses estudantes morreram por nada”.

Atos em lembrança da data também foram feitos em Taipei, capital de Taiwan, nesta terça-feira (4). — Foto: Chiang Ying-ying/AP
Atos em lembrança da data também foram feitos em Taipei, capital de Taiwan, nesta terça-feira (4) (Foto: Reprodução)

Líderes dos protestos que foram exilados dizem que os objetivos dos protestos da Praça da Paz Celestial estão mais longe da China do que nunca – porque, na última década, o governo reprimiu uma sociedade civil alimentada por anos de desenvolvimento econômico.

Tiananmen também continua a ser um ponto de discórdia entre a China e muitos países ocidentais, que pedem aos líderes chineses que deem satisfações sobre terem dado a ordem ao PLA de abrir fogo contra seu próprio povo.

Vigílias menores também foram feitas no antigo território português de Macau e em Taiwan, território que a China alega ser seu. Em Taipei, a capital taiwanesa, algumas centenas de pessoas se reuniram na Praça da Liberdade.

“Estou muito envergonhado. Eu me arrependo de todo o coração ”, disse Li Xiaoming, ex-oficial do PLA que participou da repressão militar, à multidão na Praça da Liberdade, em Taiwan. “Eu não quero que as pessoas esqueçam os eventos de 4 de junho”, disse Li, que é agora um cidadão australiano, antes de começar a chorar.

Fonte: G1

Últimas

Advogados mineiros criam nova banca para atender empresas

Advogados mineiros criam nova banca para atender empresas

19/04/2024

Nascimento do novo escritório multidisciplinar MMF Advogados se dá com a meta de aprimorar padrões de...

Categorias