Mais de 500 municípios de SP confirmam adesão à Avaliação de Fluência Leitora 2021

As redes municipais confirmaram interesse na primeira Avaliação de Fluência Leitora 2021. No total, 517 municípios, das 91 Diretorias de Ensino, aderiram ao processo desenvolvido e subsidiado integralmente pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

Voltada aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, a ação analisa o desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas no processo de alfabetização durante a pandemia.

Na avaliação, que vai ocorrer de forma presencial entre 18 e 29 de outubro, os professores vão gravar a leitura pelo celular, pelo aplicativo exclusivo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação(CAEd), que também disponibilizará os cadernos de provas para impressão. Na sequência, os áudios serão avaliados para apresentar diagnóstico sobre a leitura dos estudantes.

“O exercício proposto visa verificar a capacidade, fluidez e ritmo do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à etapa escolar”, resume o Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares.

A inovação foi destacada por Cristina Catão, Secretária de Educação de Jaguariúna, da região de Campinas. “Ficamos felizes em participar, porque é uma oportunidade de diagnosticar a situação de leitura e interpretação de texto no processo de alfabetização das nossas crianças, que já foram muito prejudicadas durante a pandemia. Serão informações importantes para nortear todo o trabalho de planejamento”, conta.

Depois do final do prazo de adesão, coordenadores de avaliação, pontos focais das Diretorias de Ensino, diretores de escolas e equipes pedagógicas passam por um período de treinamento, que segue até 15 de outubro.

Confira o Guia de Avaliação Fluência Leitora aqui

Fonte: Governo de SP

Scroll Up