19 de maio, 2024

Últimas:

Mais de 50% da população de Botucatu está acima do peso

Anúncios

Mesmo com o aumento do número de pessoas que se preocupam com uma vida mais saudável e alimentação balanceada, a porcentagem de pessoas acima do peso em todo o Brasil está atingindo seu maior nível. De acordo com o Ministério da Saúde, 52% da população brasileira está acima do peso e 17,9% está obesa.

Em Botucatu essa realidade não é diferente. De acordo com os números e levando em conta a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que desde de 2015, Botucatu tem aproximadamente 140 mil habitantes, mais de 70 mil pessoas estão acima do peso na Cidade. Aproximadamente 25 mil pessoas são consideradas obesas  – a obesidade é caracterizada quando a pessoa tem índice de massa corpórea acima de 30.

Anúncios

bibiana
Drª. Bibiana Prada de Camargo Colenci

O Jornal Leia Notícias entrevistou a endocrinologista Drª. Bibiana Prada de Camargo Colenci para falar sobre esses números alarmantes, que afetam diretamente a saúde da população.

LEIA NOTÍCIAS – O Ministério da Saúde aponta que 52% da população está acima do peso e 17,9% está obesa. Botucatu segue esses dados? Como estão os botucatuenses?

Anúncios

DRª BIBIANA –  Infelizmente em Botucatu não é diferente do restante do País, e a tendência é que  o número de obesos aumente, já que a população está cada vez mais sedentária. Para percorrer duas quadras, as pessoas vão de carro, além de estarem se alimentando em excesso com produtos industrializados, como: Fast food, refrigerantes, doces, bolachas e massas.

LEIA NOTÍCIAS – Esse problema é enfrentado apenas pelos adultos?

DRª BIBIANA –  Não. O pior é que a obesidade está atingindo crianças. Um estudo realizado em uma escola de Botucatu, com 590 crianças com idades entre 6 a 10 anos, apontou que 27% estava acima da meta saudável. Isso é um problema sério, pois estas crianças desenvolverão diabetes do tipo 2 – mais frequente nos adultos –, além de hipertensão e problemas do coração, antes mesmo dos 20 anos de idade, diminuindo o tempo e a qualidade de vida.

LEIA NOTÍCIAS – Qual a diferença entre acima do peso e obeso?

DRª BIBIANA –  Para saber se o peso está adequado ou acima do saudável é calculado o índice de massa corpórea (IMC). Basta dividir o peso pela altura duas vezes.  Classifica-se o IMC da seguinte forma: Normal = 20-24,9 / Sobrepeso = 2529,9  / Obesidade grau 1 = 30-34,9 / Obesidade grau 2 = 35-39,9 / Obesidade mórbida = 40-44,9 / Obesidade supermorbida = > 45.  

LEIA NOTÍCIAS – Quais são os riscos que corre uma pessoa obesa ou acima do peso?

DRª BIBIANA –  A obesidade hoje é vista como doença e não como falta de vontade do indivíduo. Ela provoca diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, infarto e câncer. Assim, essa doença deve ser tratada com seriedade, baseada em estudos científicos, sem charlatanismo ou apelos estéticos milagrosos.

LEIA NOTÍCIAS – O que deve ser feito para diminuir esse número de pessoas acima do peso?

DRª BIBIANA – Há medidas preventivas, como alimentação saudável, tanto em casa, quanto na escola e no trabalho. Uma vitória contra a obesidade ocorreu há uma semana, com a proibição da venda de refrigerantes nas escolas. Isso já é um começo. É importante lembrar que moramos em um País tropical, temos à disposição frutas e verduras, que podem ser plantadas no quintal ou em hortas comunitárias, sem nenhuma dificuldade.

Além disso, deve-se realizar atividade física com regularidade e, na medida do possível, caminhar muito. Agora, se o indivíduo já está obeso ele deve consultar um médico especialista para descartar complicações desta doença. Muitos pacientes devem fazer uso de medicamentos por toda a vida, para combater a obesidade. Deve-se também adquirir hábitos saudáveis de vida, como alimentação regrada e atividade física regular. Por isso, a obesidade precisa ser tratada por um médico especialista e ético, que estude e esteja atualizado.

Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.726 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (18) no Espaço da Sorte, na...

Categorias